Suor excessivo durante o sono? Saiba possíveis causas e como solucionar

Se de repente você começou a suar durante o sono noite após noite, faz sentido você começar a procurar respostas

Respiração errada e infecção estão entre as causas; até 40% dos adultos sofrem do problema | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você já acordou com lençóis úmidos e pijamas encharcados sabe que não é uma sensação agradável. Então, se de repente você começou a suar durante o sono noite após noite, faz sentido você começar a procurar respostas. As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras. 

No entanto, pode ser causada pelo excesso de cobertores, pela temperatura elevada do quarto ou por pijamas muito quentes. Apesar das inúmeras causas e de nem sempre ser preocupante, se aliada a outros sintomas como febre e perda de peso, pode ser a indicação de algo mais grave. A boa notícia é que geralmente é a resposta lógica e normal do corpo a certas situações, e é possível tratar muitas das causas.

Qual o motivo de suar a noite?

Suar à noite é na maioria das vezes uma resposta normal do nosso corpo para reduzir a temperatura corporal central se ela ultrapassar a chamada zona termoneutra, basicamente a zona de conforto do nosso corpo. Se a transpiração noturna ocorrer ocasionalmente, não deve ser motivo de preocupação e você provavelmente pode resolvê-la com ajustes simples em seu ambiente de sono ou comportamentos. Mas há, sim, momentos em que isso pode indicar um problema de saúde. Saiba a seguir, possíveis razões para você suar durante o sono.

Calor e umidade

Se o seu ambiente de sono estiver muito quente, seu corpo vai suar enquanto você dorme. Pode parecer óbvio, mas nem sempre é fácil acertar a temperatura. O ideal é manter seu quarto fresco, em torno de 18 graus, seja abrindo a janela ou com um ventilador.

Escolha de tecido

Da mesma forma, preste atenção à roupa de dormir e à roupa de cama. Você não quer se vestir demais e certifique-se de escolher tecidos respiráveis e absorventes de umidade para roupas de cama e roupas de dormir, como poliéster, náilon e algodão

Álcool antes de dormir

A bebida que ajuda você a adormecer pode, na verdade, estar acordando você durante a noite e fazendo você suar mais do que o normal. O álcool aumenta a frequência cardíaca e relaxa as vias aéreas, dificultando a respiração – ambos podem aumentar a temperatura do corpo, fazendo você suar. Tente trocar sua última bebida da noite por uma bebida calmante diferente, como chá, leite de açafrão ou suco de cereja, e veja se isso ajuda.

Estresse e Ansiedade

Se nenhuma das causas acima é um fator em sua vida, mas de repente você está suando durante o sono mais do que o normal, verifique seus níveis de estresse e ansiedade. Quando você está muito estressado, seu cérebro reage, causando mudanças fisiológicas em seu corpo, aumentando a frequência cardíaca. Essas respostas podem levar ao aumento da transpiração.

Efeitos colaterais de medicamentos

Alguns medicamentos podem levar ao aumento da transpiração como efeito colateral. Isso pode acontecer especialmente com antidepressivos ou tratamentos para diabetes. Outros medicamentos que podem induzir suores noturnos incluem analgésicos e alguns suplementos dietéticos, como cálcio e niacina.Se você acredita que um medicamento que está tomando leva ao aumento da sudorese noturna, entre em contato com seu médico para discutir [se] e como adaptar a dosagem ou avaliar alternativas. 

Flutuações Hormonais

Alterações hormonais podem ser uma causa significativa de suor noturno. Se você está passando pela menopausa ou mesmo devido a alterações hormonais durante o ciclo menstrual, pode sentir aumento da sudorese. Para se refrescar, você pode tentar descobrir suas extremidades, como pés e pescoço, ou colocar uma toalha fria na cabeça.

Condições médicas 

Se nenhum dos itens acima parece estar causando seus suores noturnos, considere seu histórico médico ou discuta o problema com um médico, pois certas condições podem fazer com que você sue durante o sono mais do que o normal. Uma causa possível, embora muito rara, é um distúrbio de sudorese chamado hiperidrose, que leva o corpo a produzir suor excessivo por razões desconhecidas.

Outras condições que podem causar sudorese incluem hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), distúrbios hormonais como hipertireoidismo (tireoide hiperativa), infecções bacterianas, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), distúrbios autoimunes como artrite reumatoide, condições neurológicas e alguns tipos de câncer, como leucemia e linfoma de Hodgkin. Os suores noturnos também são um sintoma comum da apneia obstrutiva do sono, o distúrbio do sono que faz com que as vias aéreas relaxem e a respiração pare momentaneamente durante o sono. Se você acordar com falta de ar ou como se tivesse parado de respirar por um momento, é fundamental consultar o seu médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES