Trombose: conheça os riscos e como evitar o problema que pode ser fatal

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas

A trombose precisa de tratamento adequado para que não se torne um problema fatal | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dor, vermelhidão ou inchaço nas pernas? Ou ainda sensação de rigidez em alguma região dos membros inferiores? Estes são possíveis sintomas de uma trombose. Se você apresentar algum destes sinais, é preciso procurar ajuda médica, pois é possível que você esteja sendo vítima desse problema. 

Segundo o Ministério da Saúde, a trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.

“O grande problema deste coágulo é que ele pode viajar pelo corpo, passar pelo coração e alojar- se no pulmão, causando um infarto pulmonar ‘uma isquemia pulmonar’, ou seja, falta de sangue em uma parte do pulmão. Pode portanto provocar uma segunda doença chamada TEP (Trombo Embolismo Pulmonar) e aí se tornar fatal”, alertou o angiologista Ronaldo Daudt, em seu blog.

Tipos de trombose

A trombose pode ser classificada como aguda e crônica. Segundo o Ministério da Saúde, a trombose aguda, na maioria das vezes, é solucionada naturalmente. O próprio corpo utiliza de mecanismos para dissolver os coágulos que provocam o entupimento das veias, sem deixar sequelas e sem evoluir para quadros mais graves. 

Já a trombose crônica ocorre quando, durante o processo de dissolução do coágulo natural, ficam sequelas no interior das veias, destruindo a estrutura das válvulas. Por conta dessas alterações nas válvulas, o retorno do sangue fica prejudicado e leva ao aparecimento de inchaço, varizes, escurecimento e endurecimento da pele, além de feridas e outras complicações. 

Como prevenir

Levar um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir a trombose, para isso, pequenos cuidados podem ser adotados. Diante disso, as principais forma de prevenção são praticar exercícios físicos regularmente; evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada. Além disso, ingerir bastante líquido também ajuda. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES