Uso de salto alto pode acarretar muitos problemas; saiba como evitar

O uso diário de salto alto pode provocar problemas como artrose, tendinites e dores lombares

O uso diário de salto e por longos períodos pode ocasionar uma série de problemas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas mulheres não abrem mão de um salto alto, principalmente em algumas ocasiões em que ele é obrigatório. Mas seu uso diário e por longas horas pode acarretar uma série de problemas para a população feminina. Este hábito praticamente natural para algumas mulheres pode comprometer articulações, gerando problemas como artrose, tendinites e dores lombares.

O médico ortopedista, especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Luiz Felipe Carvalho, afirma que, para aquelas mulheres que precisam usar salto alto todos os dias em decorrência das funções que desempenham, existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar esses problemas.

"O uso do salto alto coloca o pé em uma posição anatomicamente pouco funcional. Isso, além de fazer com que a sola do pé tenha de suportar todo o peso do corpo e estender o centro da sola em excesso, causa uma anteriorização da postura. Porém, alguns cuidados e mudança de hábitos podem amenizar esses impactos", garante o profissional.

Conselhos para quem usa muito salto alto

A primeira dica do médico, para preservar a saúde e bem-estar, é que a mulher reduza o tempo de uso do acessório. "Esse é o cuidado mais claro: evite usar salto alto por longos períodos. Procure alternar com sapatos de salto baixo ou sem salto, permitindo que suas articulações descansem e se recuperem", recomenda o ortopedista.

Quando precisar usar o acessório, que ela opte por saltos mais largos. "Escolha sempre calçados que ofereçam um bom suporte ao arco do pé, tenham uma altura de salto mais moderada e uma sola flexível. Saltos largos e estáveis distribuem o peso de maneira mais uniforme pelo pé, diminuindo a pressão excessiva em áreas específicas, isso permite reduzir o estresse nas articulações e prolongar o tempo de uso", afirma Luiz.

Palmilhas e saltos com amortecimento

Outra dica do profissional é utilizar as palmilhas e saltos com amortecimento. "Utilizar palmilhas específicas ou calçados que possuam um amortecimento extra, especialmente na região do calcanhar e da planta do pé, ajuda a absorver parte do impacto ao caminhar com salto alto por longos períodos", aconselha o médico.

E, por último, o ortopedista aconselha que as mulheres fortaleçam seus músculos e articulações. "Realize exercícios físicos específicos para fortalecer os músculos das pernas, tornozelos e pés, bem como exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade, proporcionando um suporte adicional às articulações", indica o profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES