Veja sinal de alerta para câncer de tireoide que pode ser notado no rosto

O câncer de tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço, sobretudo entre mulheres

Câncer de tireoide é mais comum entre mulheres | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço, sobretudo entre mulheres. Segundo dados de 2022, compartilhados pelo Ministério da Saúde, ele é o terceiro tumor mais frequente em mulheres na Região Sudeste e na Região Nordeste, isso desconsiderando o câncer de pele não-melanoma.

Os sintomas do câncer de tireoide costumam ser percebidos no pescoço, garganta e voz. No entanto, uma alteração no rosto também pode ligar o sinal de alerta para a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, pessoas com casos desta doença na família, que seguem uma alimentação pobre em iodo ou que já realizaram tratamentos com radiação, na região da cabeça, tórax ou pescoço têm mais chance de desenvolver a doença. Ter um fator de risco, no entanto, não significa que você terá a doença. 

Sinal que aparece no rosto

O sinal de um possível tipo raro de câncer de tireoide que pode aparecer no rosto do paciente é o rubor. O rosto fica vermelho e pode vir acompanhado de sensação de queimação. A cor mais avermelhada por ser aparecer de forma mais perceptível em algumas pessoas. Já em outras, pode ser apenas um leve rubor.

Isso acontece devido ao excesso de hormônio calcitonina, que é responsável por regular os níveis de cálcio e fosfato no sangue. Essa alta de calcitonina no organismo pode ser um indicativo do tipo raro de câncer medular da tireoide. Esse tipo de tumor corresponde a cerca de 3 a 10% da ocorrência de todos os tumores de tireoide e é responsável por uma grande quantidade de óbitos em pessoas com a doença.

Outros sintomas da doença

Para evitar que a doença progrida, o diagnóstico precoce é essencial. Isso vai ajudar no tratamento e torná-lo mais eficaz. Outros sintomas do câncer de tireoide são nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente; ir ao banheiro com mais frequência; rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem; inchaço no pescoço; dificuldade para engolir; problemas respiratórios; tosse constante; dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos e perda de peso.

É importante deixar claro que esses sintomas também podem ser causados por outras doenças não relacionadas ao câncer de tireoide. No entanto, em caso de aparecimento de algum ou alguns deles, o mais recomendado é buscar ajuda médica. Apenas um profissional capacitado poderá dar um diagnóstico correto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES