Vinho tinto ou branco: qual o melhor para a saúde e para a dieta?

Desde muito tempo se fala sobre a relação do vinho com a saúde, mas, afinal, qual o melhor?

Os vinhos podem trazer alguns benefícios à saúde, se consumidos com moderação | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde muito tempo se fala sobre a relação do vinho com a saúde. O sommelier André Ferreira afirma que há registros em escrituras de que a bebida era usada como remédio em 3.000 a.C. Hipócrates, tido como o pai da medicina, defendia com fervor o uso do vinho de forma medicinal. O Império Romano também usava a bebida para realizar a limpeza e na cicatrização de feridas. De lá para cá, evidenciaram-se os malefícios do álcool, mas o vinho continua tendo papel importante na vida das pessoas. Mas afinal, qual o melhor para a saúde, o branco ou o tinto? E quais seus malefícios?

“Embora o vinho contenha antioxidantes benéficos, o consumo de álcool está associado a diversos riscos à saúde, incluindo problemas hepáticos, cardiovasculares, neurológicos e gastrointestinais, além do risco de dependência e de acidentes que podem acontecer devido à embriaguez. Por outro lado, alimentos como uvas, morangos, mirtilos, framboesas, maçãs, brócolis, espinafre e outros vegetais são excelentes fontes naturais de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, sem os efeitos negativos do álcool”, explica Marianne Fazzi para o Eu Atleta.

A nutricionista afirma que uma boa alternativa para quem quer os benefícios do vinho, mas precisa evitar o álcool, é optar por alguns alimentos feitos a partir das uvas. Assim, o corpo absorve os benefícios dos antioxidantes sem os malefícios provocados pelo consumo de álcool. No entanto, quem for beber socialmente, a melhor escolha são os vinhos tintos finos.

Propriedades dos vinhos: tintos x brancos

A nutricionista Marianne Fazzi, especialista em emagrecimento, explica que tanto as uvas tintas quanto as brancas são ricas em antioxidantes e nutrientes que trazem benefícios para o corpo e para a saúde como um todo. No entanto, as quantidades e os tipos desses compostos podem sofrer variação de acordo com cada tipo de uva. 

A profissional explica ainda que esses dois tipos de vinhos, brancos e tintos, são resultado do processo de fermentação do suco de uva. Isso os torna ricos em antioxidantes e, tanto o branco como o tinto, possuem uma variedade diferente de nutrientes. Ela reafirma que não há um tipo melhor ou pior, na verdade, eles são diferentes.

No entanto, os dois tipos possuem alguns nutrientes essenciais em comum, como minerais e vitaminas do complexo B. O vinho branco e o tinto também são ricos em resveratrol, antioxidante presente nas sementes e casca das uvas. Ele aparece em maior quantidade nas uvas roxas e pretas, usadas para a fabricação de vinhos tintos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES