Você não sabe, mas estes três fatores detonam a saúde do seu coração

Existem alguns fatores que podem influenciar a saúde do coração de forma negativa, além dos já conhecidos sedentarismo e má alimentação

O coração precisa de cuidados para que se evitem doenças cardiovasculares | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem alguns fatores que podem influenciar a saúde do coração de forma negativa, além dos já conhecidos sedentarismo e má alimentação. A cardiologista da Mayo Clinic Healthcare de Londres, Gosia Wamil, afirma que isolamento social, solidão e consumo exagerado de álcool têm sido associados a doenças cardíacas.

A médica afirma que pesquisas sugerem que as pessoas que vivenciam a solidão crônica têm um risco maior de ter doenças cardiovasculares. “As conexões sociais e as relações de apoio contribuem para o bem-estar geral, e a falta dessas conexões pode levar ao aumento do estresse, inflamação e comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis, os quais podem afetar negativamente a saúde do coração”, explica a médica.

A cardiologista ressalta ainda que ter interações sociais positivas é importante para ajudar a diminuir o estresse, ajudar a baixar a pressão arterial e proporcionar uma melhora do bem-estar emocional geral. Priorizar atividades sociais, dedicar um tempo aos entes queridos e construir uma sólida rede de apoio social também pode proteger o coração.

Consumo excessivo de álcool

A especialista afirma que se o consumo for moderado, o álcool pode trazer benefícios cardiovasculares, já o consumo excessivo pode trazer prejuízos, como pressão alta, cardiomiopatia e arritmias. Ela alerta que, principalmente em momentos mais quentes do ano, quando o consumo aumenta, é preciso estar atento.

“Preste atenção ao tamanho das porções e evite o excesso de alimentos com muitas calorias e alto teor de gordura. A moderação é vital quando se trata de álcool para prevenir potenciais problemas cardíacos. Mantenha seu corpo ativo, incorporando atividades físicas em sua rotina nos períodos festivos, ajudando a neutralizar os efeitos do aumento da ingestão de calorias”, indica a profissional.

Alimentos altamente processados

A cardiologista recomenda ainda que as pessoas evitem alimentos que sejam altamente processados e que sejam ricos em açúcares adicionados, que possuam sal em excesso e gorduras trans. Além disso, é importante que se evite as gorduras saturadas na carne vermelha, nos laticínios integrais e nas frituras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES