4 passos para reduzir a pressão arterial em poucos dias

A hipertensão é um problema que, se não for tratado, pode se agravar

A pressão arterial pode ser controlada com um estilo de vida saudável | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hipertensão, ou pressão alta como é conhecida popularmente, é um problema que, se não for tratado, pode se agravar e ainda contribuir para o aumento do risco de contrair outras doenças também graves. A insuficiência renal, o infarto e o AVC são algumas das consequências que podem vir com a hipertensão.

Para controlar esse problema e evitar complicações, é recomendado que se busque um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e controle do estresse. Para ajudar, trouxemos algumas atitudes que podem ser tomadas e que vão ajudar a manter o controle da pressão arterial em casa. É importante ainda que se saiba da importância do acompanhamento de um profissional para que ele faça um acompanhamento regular.

Controle do peso e alimentação balanceada

Mantenha o controle do peso é fundamental para manter a pressão arterial em níveis saudáveis. O sobrepeso é um dos principais fatores que provocam a hipertensão. Especialistas explicam que o peso extra força o coração a se esforçar mais do que o de costume para bombear o sangue, o que contribui para a sobrecarga do músculo cardíaco.

Adotar uma alimentação balanceada  e saudável também é fundamental para evitar a hipertensão. Apostar é uma dieta rica em frutas, grãos integrais, vegetais e proteínas magras contribui para baixar a pressão arterial. Os alimentos que são fontes de potássio contribuem para a eliminar o sódio pelo organismo, ajudam a diminuir a retenção líquida e a pressão arterial.

Consumo de sal

É de conhecimento de todos que o excesso de sal não faz bem para a saúde. O sódio presente neste ingrediente tem como uma de suas consequências a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial. Diante disso, que luta contra a hipertensão precisa reduzir o sal em suas refeições, além de substituí-lo por outros temperos naturais.

Atividade física

Quem sofre com hipertensão não pode deixar de praticar atividade física com regularidade, isso ajuda a evitar o sobrepeso e ainda a regular a pressão arterial. Ao fazer exercícios, o corpo libera substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, fator que contribui para a redução da pressão. Essa é uma prática que pode ser feita em casa, por quem não tem muito tempo de buscar isso em outros espaços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES