Você sabe o que acontece com o seu corpo se comer 2 ovos todos os dias?

Os ovos estão presentes na rotina alimentar de muita gente e algumas pessoas comem vários por dia. Mas há vantagens nisso?

Os ovos são ricos em benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ovos estão presentes na rotina alimentar de muita gente. Seja pela praticidade, pela versatilidade ou pelos benefícios que ele oferece à saúde, o que não faltam são motivos para justificar por que ele é o queridinho da dieta de tanta gente. A nutricionista Jéssica Berto, em entrevista ao Uol, traz alguns motivos para que esse alimento continue sendo consumido com frequência.

Um dos principais benefícios: o ovo ajuda a manter e a aumentar a massa muscular. Essa talvez seja a vantagem mais popular desse alimento, principalmente entre pessoas que fazem atividade física. Isso se deve à leucina, elemento presente na clara. Essa substância ajuda tanto na hipertrofia de quem faz exercícios voltados para isso, quanto diminui a velocidade da perda de músculos, que acontece naturalmente com o passar dos anos.

Vantagens para a memória: esse é um dos benefícios do ovo que muita gente desconhece, mas a verdade é que esse alimento tem a capacidade de ajudar a melhorar a memória daqueles que o consomem com regularidade. A colina é a responsável por isso, uma substância que ajuda na ligação dos neurônios. Segundo os especialistas, ingerir dois ovos por dia garante a quantidade suficiente desse nutriente para melhorar a memória. 

As grávidas também podem se beneficiar? Engana-se quem acha que os ovos são aliados apenas de quem treina pesado e quer ganhar massa muscular. As mulheres que têm como objetivo engravidar também podem se beneficiar do consumo desse alimento, principalmente por causa do ácido fólico presente nele. Esse nutriente deve ser consumido por toda mulher grávida ou por aquelas que querem engravidar, para garantir a boa formação do feto. 

🤓 Saúde dos olhos

Existem duas substâncias presentes nos ovos que ajudam a manter a saúde dos olhos:  a vitamina A e a luteína. Essa última está presente nas nossas membranas oculares e é a responsável pela cor alaranjada da gema, ela ajuda a diminuir o risco de doenças como a degeneração macular. Outro nutriente também importante e que os ovos possuem em abundância é a vitamina D, que ajuda a fortalecer ossos e dentes. 

🍳 A melhor forma de comer

A recomendação de Jéssica Berto é de que esse alimentos seja consumido preferencialmente cozido ou pochê, para garantir todos os nutrientes. "Quando utilizamos os ovos como omelete, suflês ou em outras preparações, a tendência é aumentar as calorias com a adição de outros ingredientes", explica. Já o ovo frito é melhor maneirar no consumo, por conta da gordura usada no preparo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES