Whey protein pode prejudicar o fígado? Nutricionista esclarece

O whey protein é o suplemento queridinho de quem treina, devido aos seus benefícios, mas ele pode trazer prejuízos à saúde?

Whey protein é o suplemento queridinho de quem treina | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O whey protein é o suplemento queridinho de quem treina, devido aos seus benefícios. Ele é feito a partir da proteína extraída do leite e é importante para ajudar a bater a meta diária desse nutriente no organismo. Essa suplementação ajuda no ganho de massa muscular, recuperação muscular após o exercício físico e na diminuição da gordura corporal. No entanto, uma dúvida paira na cabeça de algumas pessoas: seu consumo afeta o fígado?

A nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Bruna Lima, tranquiliza os consumidores de whey protein. “Ainda não temos evidências científicas apontando que o uso de whey protein possa ser prejudicial ao fígado. Porém, o excesso de proteína na alimentação pode sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins. Por isso, o consumo deve ser feito sob orientação profissional”, orienta a profissional, em entrevista para o Sport Life.

Apesar de ser necessário o acompanhamento de um profissional para que o consumo se dê de forma segura, Bruna afirma que mesmo pessoas que têm problemas no fígado podem ingerir o suplemento. “Antes de iniciar a suplementação, é importante que a pessoa procure um nutricionista para realizar uma avaliação completa, com exames bioquímicos e assim descobrir o que suplementar”, pontua Bruna.

Quantidade ideal

A nutricionista afirma que ainda que não é aconselhável usar whey protein sem o acompanhamento de um profissional devido ao fato de que a quantidade recomendada vai depender do tipo de treino que ele faz. A quantidade ideal varia de acordo com o fato de a pessoas ser atleta amador, de alta performance ou se ela não costuma treinar com intensidade ou frequência.

“A dose diária varia de cada indivíduo. Não há contraindicação de whey protein. Pode ser utilizado desde uma pessoa jovem até uma pessoa idosa, porém é necessário ficar atento para pessoas que já tenham alguma condição renal, pois nesse caso as proteínas precisam ser ajustadas”, explica a profissional.

A profissional afirma que se consumido em excesso, pode haver algumas consequências. “O excesso de whey protein não vai causar grandes prejuízos à saúde, mas pode causar acne e desconforto gastrointestinal. Além disso, esse excesso de proteína será excretado pelo corpo na urina”, termina a nutricionista Bruna Lima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES