Yoga emagrece? Especialista esclarece e aponta benefícios da prática

A yoga é uma prática antiga que possui mais de 5 mil anos e tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente

A yoga pode trazer vários benefícios para o corpo e para a mente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A yoga, termo de origem sânscrita que significa integrar ou unir, é uma prática antiga que possui mais de 5 mil anos e tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de seus praticantes. Muitas pessoas que pretendem iniciar esta prática, no entanto, se perguntam se a yoga ajuda a emagrecer.

O professor de yoga, Ravi Kaiut respondeu essa pergunta ao Sport Life. "Yoga ajuda a emagrecer. Diferente do que a maior parte das pessoas acredita, yoga não é um esporte ou uma atividade física. Na minha visão, a prática de yoga se assemelha muito mais a uma ferramenta, momento ou uma prática de higiene. Higiene essa metabólica e higiene circulatória, que de certa forma quebram rigidez no corpo inteiro de maneira sistêmica e a partir disso metabolismo responde. Então, a resposta natural do corpo a prática de yoga é um aumento metabólico e a partir disso quebra de gordura a partir disso emagrecimento".

É importante estar atento ao fato de que embora exista o ritmo de prática diária para emagrecer, essa prática não deve ser associada a exercícios físicos. "Para quem quer emagrecer, o que eu recomendo é no mínimo de 15 a 30 minutos diários de ativação do corpo. Isso pode ser uma caminhada pode ser uma breve corrida pode ser um treino funcional diversas atividades diferentes. Já dentro da prática de yoga a minha recomendação é uma hora por dia até porque a prática de yoga não pode ser confundida com exercício físico", pontuou Ravi ao Terra.

Duante muito tempo, a yoga ficou restrita ao oriente. No ocidente a ciência ainda não havia feito estudos que comprovassem os benefícios de sua prática. Hoje em dia as pesquisas científicas já conseguem reconhecer a conexão entre a energia e a matéria. Diversos ramos da física passaram a olhar mais minuciosamente à maneira como yoga, meditação e técnicas de respiração, tem o poder de alterar a energia do nosso corpo, produzindo transformações bastante benéficas, não somente para a pessoa que pratica, mas também para o ambiente ao seu redor.

Outros benefícios e sugestão

Kaiut afirma que é possível perceber os resultados do yoga já após a primeira sessão em relação a mobilidade e diminuição de estresse. já para quem quer emagrecer os ganhos surgem depois de dois ou três meses. "Além do yoga, a minha recomendação para emagrecimento é caminhada 'cardio'. Qualquer tipo de atividade física, que leve o batimento cardíaco não para o extremo dele, mas para algo onde já tem uma certa demanda cardiovascular, também vai auxiliar na queima de gordura", concluiu Ravi Kaiut.

Dados

A Ekomat divulgou uma pesquisa no ano de 2019 revelando que havia cerca de um milhão de praticantes de yoga no Brasil. Depois do auge da pandemia do coronavírus, não houve nenhum levantamento para acusar o aumento ou queda da quantidade de adeptos. No entanto, acredita-se que a prática tenha caído ainda mais nas graças do público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES