Incomum! Tartaruga marinha nasce com duas cabeças e dupla personalidade

O animal foi encontrado vivo por uma voluntária de um projeto para tartarugas, na Malásia

Incomum! Tartaruga marinha nasce com duas cabeças e dupla personalidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma tartaruga de duas cabeças foi encontrada por uma voluntária de um projeto na Malásia. Ela pensou estar "vendo coisas" quando encontrou o animal com as cabeças totalmente separadas. Gerente do projeto Lang Tengah Turtle Watch, Abidah Zaaba andava pela praia quando pensou ter visto um ninho de tartaruga-comum, mas deu de cara com o animal mutante.

Abidah resolveu levar o animal para os colegas do projeto, deixando todos surpresos com a peculiaridade da tartaruga. Segundo o Daily Star, Seh Ling Long, diretora do projeto, afirmou que o que deixou todos mais chocados é o fato de o animal ainda estar vivo. 

Tartaruga marinha nasce com duas cabeças e dupla personalidade (Foto: Abidah Zaaba)"Encontramos isso muito raramente. Esta é a primeira vez que encontro uma tartaruga de duas cabeças que ainda estava viva. As malformações congênitas podem levar à mortalidade embrionária, pois os fenótipos aberrantes podem ser incompatíveis com a vida", explicou Seh, com uma linguagem bastante científica.

Leia Mais

O motivo da mutação normalmente é incerto, já que vários fatores podem levar o animal a nascer com mutações. "Fatores genéticos e/ou ambientais podem causar malformações congênitas. O primeiro pode incluir mutações, aberrações cromossômicas e efeitos de endogamia. Esse último pode incluir temperatura e umidade", afirma a diretora.  

No projeto, os especialistas testaram estímulos externos que foram respondidos por ambas as cabeças do animal; apesar disso, a cabeça da direita parece ser a dominante na tartaruga. Mesmo respondendo aos estímulos, a pequena tartaruga terá uma luta pela sobrevivência.

Tartaruga marinha nasce com duas cabeças e dupla personalidade (Foto: Abidah Zaaba)"Tartarugas marinhas saudáveis têm uma baixa taxa de sobrevivência, com cerca de 1 em cada 1.000 filhotes sobrevivendo até a idade adulta. Até onde eu sei, é raro ver tartarugas anormais na fase adulta. O último encontrado por outra organização nas proximidades foi em 2014. Viveu apenas cerca de dois meses", disse Seh.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES