Primeiro dia de Enem Digital 2020 no Piauí

Cobertura em tempo real do primeiro dia do Enem Digital no Piauí

Encerrada

Cobertura iniciada em 31/01/2021 - 11:31
  • 19h:02m
    Domingo 31/01/2021

    Chega ao fim o primeiro dia de prova do Enem Digital

    Chegou ao fim às 19h deste domingo (31), a primeira edição do Enem digital. A prova foi aplicada de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas, no entanto, já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior —por meio de programas como o ProUni e o Sisu, por exemplo. 

    O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, disse que existe, sim, a possibilidade de o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital também registrar um índice alto de abstenção —o impresso bateu recorde de baixa participação, com mais de 55,3% de abstenção.

    No Piauí, a previsão era que 1.600 candidatos participassem da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) versão digital, aplicada neste domingo (31) nas cidades de Teresina Parnaíba. Assim como na prova impressa, houve pouco movimento nos locais de prova.

    A segunda etapa do Enem digital será aplicada no dia 7 de fevereiro. Apenas no segundo dia de prova, os candidatos têm até 18h30 para resolver as questões da prova.


    Cronograma do Enem 2020

    Provas impressas: 17 e 24 de janeiro

    Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

    Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro

    Resultados: a partir de 29 de março

  • 15h:55m
    Domingo 31/01/2021

    Teresina registra pouco movimento nos locais de prova no 1º dia do Enem Digital

    No Piauí, a previsão era que 1.600 candidatos participassem da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) versão digital, aplicada neste domingo (31) em Teresina e Parnaíba, contudo houve pouco movimento nos locais de prova. 

    Em Teresina, 1.392 estudantes estavam aptos para fazer as provas de ciências humanas, linguagens e códigos e redação, referentes ao primeiro dia de exame. No Colégio Agrícola da UFPI, por exemplo, 30 computadores foram montados para o Enem Digital, mas apenas 8 candidatos compareceram. Já no   Instituto Federal do Piauí, dos 50 candidatos que fariam o exame, somente 12 compareceram.

    Essa é a primeira vez que o modelo de aplicação digital do exame é usado no país. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar a prova totalmente digital até 2026. A segunda etapa do Enem digital será aplicada no dia 7 de fevereiro. Apenas no segundo dia de prova, os candidatos têm até 18h30 para resolver as questões da prova.

  • 14h:26m
    Domingo 31/01/2021

    Desigualdades entre regiões do Brasil é tema da redação do Enem digital

    A primeira edição digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema da redação "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". O tema da redação da prova foi divulgado na tarde de hoje pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, nas redes sociais.

    Por se tratar de uma aplicação piloto, os candidatos respondem às questões de múltipla escolha no computador, mas a redação ainda é feita no papel. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a medida foi adotada para garantir a comparabilidade entre todos os candidatos, tanto os que fizerem a prova digital como os que fizeram a versão impressa do Enem.

    A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que as provas do Enem sejam 100% digitais até 2026. Até lá, será feita uma transição gradual entre o modelo tradicional, impresso, e o formato digital. Entre os planos do ministério, está a realização de várias aplicações do Enem ao longo de um mesmo ano. 

  • 13h:23m
    Domingo 31/01/2021

    Abstenção no Enem Digital é alta: no IFPI dos 50 candidatos,12 compareceram

    O índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (31), foi alto no Piauí. No Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde estavam inscritos 50 candidatos para fazerem as provas no primeiro dia do Enem Digital, apenas 12 compareceram.

    Apenas 12 candidatos foram fazer a prova do Enem Digital no IFPI - Fotos: Efrém RibeiroApenas 12 candidatos foram fazer a prova do Enem Digital no IFPI - Fotos: Efrém Ribeiro

    A abstenção do Enem tradicional, aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro, a abstenção dos candidatos no Piauí foi de 58%, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

    Abstenção no Enem Digital é alta: no IFPI dos 50 candidatos,12 compareceram - Imagem 2

  • 12h:58m
    Domingo 31/01/2021

    Estudante é desclassificado no Enem Digital por esquecer versão original do RG

    O estudante Isaac Newton, de 19 anos, foi desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, no domingo (31), por ter ido fazer as provas no Instituto Federal do Piauí (IFPI) sem o original do Registro Geral (RG), que esqueceu em sua residência na Vila Santa Cruz,  na região do Promorar, na zona Sul de Teresina.

     

    "Eu trouxe uma fotocópia  da carteira de identidade e passava que iam aceitar, mas só aceitam a carteira digital. Telefonei para minha casa para mandarem a carteira, mas ninguém atendeu e não posso mandar uma mensagem de WhatsApp porque o celular de minha mãe é daqueles simples. É uma pena não fazer o Enem", falou Isaac, que ia fazer o Enem Digital para disputar uma vaga no curso de Ciências da Computação ou Biologia.

     

    Foto - Efrém RibeiroFoto - Efrém Ribeiro

  • 12h:32m
    Domingo 31/01/2021

    Candidato com paralisia facial acredita que fará melhores provas no Enem Digital

    Gabriel Vinícius, de 18 anos, acredita que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, que está fazendo, deverá ser mais lúdico e interativo e com vídeos nas questões. "Eu optei pelo Enem Digital porque já estou acostumado em estudar com computadores. Acredito que tenho uma forma de pensar mais digital", afirmou. 

     

    Já o secretário de uma escola e estudante de Psicologia em uma faculdade particular,  Marcelo Costa, de 51 anos, disse que está fazendo o Enem Digital porque pretende cursar Filosofia ou Sociologia e para incentivar o filho, Marcos André,  de 21 anos, que disputa uma vaga no curso de Nutrição, também na versão Digital. "Estou fazendo o Enem porque é uma coisa nova e gosto de desafios novos para conseguir me adaptar", falou. 

     

    Foto - Efrém RibeiroFoto - Efrém Ribeiro

    Marcelo Costa sofreu paralisia facial em dezembro do ano passado e não comunicou ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) da doença, mas acredita que responder às provas do Enem em computador será mais fácil do que responder as provas escritas em papel com o problema da paralisia que está sofrendo.

  • 12h:12m
    Domingo 31/01/2021

    Portões são abertos para realização do Enem Digital

    Os portões para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital já foram abertos às 12 horas deste domingo (31), para a entrada dos candidatos que optaram pela modalidade.  Os testes iniciam às 13h30, com término do tempo às 19h. Neste primeiro dia, ocorrem as provas linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

    Foto - Efrém RibeiroFoto - Efrém Ribeiro 

  • 11h:40m
    Domingo 31/01/2021

    Candidatos do Enem Digital apostam em experiências novas

    A  primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em formato digital acontece neste domingo (31), em todo o Brasil. Com aplicação nas cidades de Teresina e Parnaíba, cerca de 1.600 participantes irão realizar a prova no Piauí, sendo previsto que 1.392 candidatos da capital irão participar da primeira etapa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

    O estudante Felipe Gabriel, de  17 anos, está fazendo o Enem Digital porque acredita ser uma experiência nova. "O Enem Digital será o fixo a partir dos próximos anos. No colégio tive orientação sobre as orientações de saúde de prevenção contra o coronavírus durante as provas e o Inep liberou vídeo tutorial  sobre como responder a prova computorizada", afirmou Felipe. 

     

    Foto - Efrém RibeiroFoto - Efrém Ribeiro

    Em relação aos horários do Enem digital, eles serão os mesmos do formato impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.  No domingo seguinte, 7 de fevereiro, os candidatos têm até às 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Neste primeiro dia de Enem Digital, ocorrem as provas linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.  As enfermeiras Yara Carvalho e Amanda Letícia, do Programa Busca Ativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que buscam pessoas com sintomas da Covid-19, distribuíram álcool em gel e máscaras extras para os candidatos do Enem Digital. "Com esse trabalho vamos orientar aos estudantes para reforçar os cuidados evitando maior disseminação do novo coronavírus", afirmou Yara Carvalho.  

    Foto - Efrém RibeiroFoto - Efrém Ribeiro