Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Amarante: pré-candidato a prefeito presta queixa após episódio racista

Sticker de macaco foi usado em referência ao nome do pré-candidato à Prefeitura de Amarante

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pré-candidato à Prefeitura de Amarante, o Professor Adriano Silva, foi alvo de mensagem racista em um grupo da cidade. O educador registrou boletim de ocorrência contra o autor da mensagem.

Adriano ressalta que o caso é inadmissível. “Baixar a cabeça, jamais! Vamos à luta contra a discriminação racial, vamos buscar justiça”, disse. 

Além da denúncia, o prefeito Diego Teixeira emitiu uma nota de repúdio em conjunto com o professor Adriano Silva, em razão do ataque racista. Após uma menção ao professor, um usuário utilizou um sticker de um macaco.

Professor Adriano Silva, pré-candidato a prefeito de Amarante,  presta queixa contra crime de racismo 

O caso aconteceu em um grupo do Quilombo Mimbó, comunidade tradicional de Amarante cuja população é formada por maioria de pessoas negras. De acordo com a nota, medidas jurídicas cabíveis serão tomadas. “Vale lembrar que o racismo é um crime inafiançável e imprescritível, conforme legislação vigente em nosso país. No sentido de lutar por uma Amarante de igualdade racial e sem preconceito, as medidas jurídicas serão tomadas”, pontua a nota divulgada.

Professor Adriano Silva é educador com múltiplas formações, sendo formado em química, direito e técnico de enfermagem.

Leia a nota completa

Nota de repúdio

O prefeito Diego Teixeira e o professor Adriano repudiam a forma racista na qual o pré-candidato à Prefeitura de Amarante foi tratado em um grupo de WhatsApp do Quilombo Mimbó. Em uma mensagem enviada por um membro do grupo, um sticker de um macaco  foi utilizado logo após uma menção ao professor. 

Em um grupo de Whatsapp destinado à nossa comunidade negra, formada por pessoas que compartilham histórias e raízes tão profundas, é triste e inaceitável ver manifestações de intolerância como esta. O racismo não tem espaço em nossa cidade e devemos nos unir para repudiá-lo veementemente.

Vale lembrar que o racismo é um crime inafiançável e imprescritível, conforme legislação vigente em nosso país. No sentido de lutar por uma Amarante de igualdade racial e sem preconceito, as medidas jurídicas serão tomadas.

Atenciosamente,

Diego Teixeira 

Professor Adriano Silva

OUTRO LADO

O ex-vereador Inácio Pinto, que postou a figurinha no grupo de whatsapp, encaminhou nota de esclarecimento ao blog sobre o episódio e nega que tenha sido intencional a postagem:

Veja a íntegra da nota:

Venho através deste texto falar sobre uma figurinha que postada por engano no grupo do Mimbó. Na verdade, nem sabia que tinha postado, já que a figura que cliquei era outra que representa curiosidade, mas ao clicar em uma foi outra junto. 

Quem me conhece, sabe da minha história, jamais seria capaz de fazer uma postagem para ofender um ser humano, ainda mais nesse sentido.  

Repito, quem conhece minha história sabe da luta nos movimentos sociais que defendi, a luta pela terra, através FETRAF.; SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS; MOVIMENTO SEM TERRA; dentre outros. Sempre estive à frente defendendo o assentamento Mimbó, Araras, Salobro I e II, Nova Conceição durante minha trajetória de luta até os dias de hoje. 

Durante toda história que tenho de vida este episódio não condiz com a imagem e a interpretação que querem passar a respeito da minha pessoa.

Sabemos que todos estão usando este momento, como político, para atingir a mim e outras pessoas. Muitos querendo tirar proveito, podendo ser visto nas publicações que tiveram no grupo, onde pessoas que em 2022 não defenderam a comunidade Mimbó, apoiando o candidato da oposição que se pronunciou chamando as pessoas da comunidade de " Negros Miseráveis". 

Enfim, peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos com esse mal-entendido, pois, lhes digo que essa não foi a minha intenção de maneira alguma. Infelizmente essas figurinhas, na qual são dos aplicativos do celular e todas juntas, bastando clicar para enviar. E infelizmente cliquei em uma e foi outra que estava ao lado, sem querer. Deixo aqui as minhas sinceras Desculpas, em especial para a comunidade Mimbó e ao senhor Adriano, que por coincidência foi logo em seguida a uma figurinha dele postada, mas ressalto que nem a ele iria me referir e sim a outros comentários acima, e isso pode ser visto no print das mensagens que estão se sento usadas. Já que o horário de envio das duas coincide às 14:03. 

Mais uma vez peço desculpas a todos e peço aos portais que são pagos pela prefeitura que antes de publicar qualquer coisa desse tipo procure saber de fato o que houve ou ouvir a outra parte. Pois em menos de duas horas do ocorrido já estavam com matérias sendo vinculadas para denegrir minha imagem. Mas todas as medidas cabíveis serão tomadas contra os responsáveis pelas matérias vinculadas e pessoas que estão usando de má fé. 

Obrigado a todos!

Inácio Pinto de Moura



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES