Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

STJ autoriza retorno de Wagner Coelho à prefeitura de Uruçuí

A liminar foi concedida nesta terça-feira (6) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho (PP), conseguiu autorização para retornar ao cargo através de uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).  A decisão foi proferida pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca na manhã desta quarta-feira (07) e deverá ser cumprida imediatamente pela Câmara Municipal de Uruçuí.

Dr. Wagner foi afastado por decisão do desembargador Erivan José da Silva Lopes, da 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí, que acatou  um pedido do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) . 

Wagner Coelho é autorizado a retornar ao comando da prefeitura de Uruçuí Foto: Reprodução-Redes Sociais 

O gestor é suspeito de desvio de recursos públicos por meio da contratação com sobrepreço da empresa Ambientar Construções e Serviços de Obras. Conforme o Procedimento de Investigação Criminal nº 14/2020, instaurado para apurar possíveis práticas de crimes de fraudes em licitações e contratos no município durante a gestão do prefeito em 2017, no seu primeiro mandato, e 2022, durante o segundo, a investigação apontou para possíveis crimes praticados com a participação de seu filho Elano Martins Coelho e de diversos empresários e suas empresas.

A análise dos dados bancários, conforme as investigações do Gaeco e MPPI, evidenciou a existência de relações financeiras suspeitas entre a empresa, seus sócios, procuradores e parentes, e o prefeito de Uruçuí, seu filho e seus parentes. A investigação também apontou para o envolvimento de servidores públicos municipais.

Segundo o Gaeco/MPPI, as investigações indicam que parte dos recursos municipais teriam sido desviados em benefício de Wagner Coelho e seus familiares, utilizando a empresa e servidores públicos municipais nessa operação, com a participação de seu filho Elano Coelho e de seu sobrinho Denilson Rezende, circunstâncias que serão melhor apuradas a partir da análise dos materiais apreendidos.

A defesa do prefeito afirmou que houve constrangimento ilegal e ressaltou que o afastamento configura verdadeira cassação indireta, tendo em vista o tempo restante do seu 2º mandato eletivo. A prefeitura de Uruçuí ficou sob o comando do vice Stanley Carvalho no período em que Wagner Coelho ficou afastado.

 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES