Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Eleições de 2026 já terão novas regras sobre número de deputados

Bancada do Piauí e de mais 6 estados perderão representantes: 8 ao invés de 10 deputados federais representarão o estado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A redução de cadeiras no Parlamento Federal é irreversível e já tem prazo para acontecer!  O Congresso Nacional tem até o dia  30 de junho de 2025 para editar uma lei complementar alterando a regra de distribuição. Nas próximas eleições para a escolha dos deputados, os eleitores já escolherão com base nas novas regras que também irão impactar o número de cadeiras nas Assembleias Legislativas.

A data foi fixada pelo  Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o cumprimento da decisão que  permita revisar a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada unidade da federação. A decisão unânime foi tomada na sessão virtual encerrada em 25/8, na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 38, ajuizada pelo governo do Pará. Por unanimidade, foi seguido o voto do relator, ministro Luiz Fux.

Com a decisão do STF, sete estados ganham mais representantes na Câmara Federal e outros sete perdem deputados federais. É o caso do Piauí, que terá sua bancada reduzida a oito representantes, dois a menos do que a atual representação. Caso o Congresso Nacional não cumpra a determinação de editar lei sobre a matéria no prazo fixado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá fixar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura que se iniciará em 2027, bem como o consequente número de deputados estaduais e distritais. No caso, deverão ser observados o piso e o teto constitucional por circunscrição, bem como os dados demográficos coletados pelo IBGE no Censo 2022 e a metodologia utilizada em resolução do TSE sobre o tema (Resolução-TSE 23.389/2013). 

A distribuição dos 513 deputados federais foi estabelecida em 1993 pela Lei Complementar (LC) 78, e o Estado do Pará argumentou que teria direito à representação parlamentar de mais quatro deputados desde 2010. A mudança ocorreu em razão do julgamento de uma ação ajuizada pelo governo do Pará. A peça jurídica apontou omissão do Congresso Nacional em editar a lei complementar prevista no artigo 45, parágrafo 1º, da Constituição Federal. O dispositivo estabelece que “o número total de deputados, bem como a representação por estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”.

Fonte: STF



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES