Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Lula assina decreto que potencializa sistema de inteligência do país

O decreto que traz novas diretrizes para a organização e operação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Fabrício de Freitas

Na manhã desta quarta-feira (06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou o decreto que traz novas diretrizes para a organização e operação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). O novo arranjo estrutura o Sisbin em torno da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e categoriza quatro tipos de órgãos (permanentes, dedicados, associados ou federados), com base nos níveis de acesso que cada um terá a informações consideradas particularmente estratégicas.

Leia Mais

O propósito desse novo formato é fortalecer o sistema de inteligência do país, a fim de enfrentar com maior eficácia ações que possam ameaçar o Estado Democrático de Direito. Ele busca aprimorar o suporte prestado pelos órgãos de inteligência à Presidência da República e, simultaneamente, reforçar o papel central da Abin dentro do Sistema.

Além de promover uma articulação coordenada e respeitar a autonomia de cada órgão, o decreto estabelece a troca de informações e conhecimento entre eles, bem como a concessão de acesso mútuo a bancos de dados, desde que sejam observadas as diretrizes estabelecidas pelo órgão central do Sisbin e a legislação correspondente.

O sistema é agora descrito como um conjunto de órgãos e entidades que atuam de forma integrada e cooperativa na condução das atividades de inteligência do país. Seu propósito principal é fornecer informações e dados que subsidiem o presidente e outras autoridades designadas por ele em questões de interesse nacional relacionadas à segurança e à proteção do Estado e da sociedade.

Os critérios para inclusão de novos órgãos no sistema incluem avaliações de necessidades, âmbito de atuação e metas estabelecidas. Além disso, a Abin agora emitirá um relatório anual de gestão do sistema, com o intuito de promover a transparência das atividades realizadas.

O decreto também revisa a estrutura do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin), que passa a funcionar como um colegiado composto por ministros, com a participação do diretor-geral da Abin. A Casa Civil assumirá responsabilidades de monitoramento e formulação de políticas públicas no conselho, trabalhando em parceria com órgãos responsáveis pela defesa externa, segurança interna e relações exteriores.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES