Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Lula dá posse a novos ministros e oficializa Centrão no Governo

Os nomes dos novos ministros foram oficializados durante a manhã desta quarta-feira em uma edição extraordinária do “Diário Oficial da União”.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, filiado ao PT, realizou uma cerimônia de posse nesta quarta-feira (13) para dar as boas-vindas aos três novos ministros de seu governo. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto e foi realizada a portas fechadas. Os novos titulares dos cargos ministeriais são:

  1. André Fufuca (PP-MA), que assume o Ministério do Esporte em substituição a Ana Moser.
  2. Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), que assume o Ministério de Portos e Aeroportos no lugar de Márcio França.
  3. Márcio França (PSB-SP), que passa a liderar o novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Leia Mais

Os nomes dos novos ministros foram oficializados durante a manhã desta quarta-feira em uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União". Além disso, essa edição também anunciou a exoneração da ministra do Esporte, Ana Moser.

Outra edição extra do "Diário Oficial da União" formalizou a criação do Ministério do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, que será liderado por Márcio França. Anteriormente, essa área estava sob a alçada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cujo titular é o vice-presidente Geraldo Alckmin, filiado ao PSB-SP.

Posse dos novos ministros da gestão Lula (Foyo: Cinthia Lages)

Essas mudanças no primeiro escalão do governo resultaram no aumento de ministérios de 37 para 38 e foram fruto de negociações realizadas nos últimos meses para incluir partes das bancadas do PP e dos Republicanos na base de apoio de Lula no Congresso, especialmente na Câmara, em que a gestão petista encontra maior resistência.

Lula se reuniu a portas fechadas com os novos ministros (Foto: Divulgação/SECOM)Vale ressaltar que esses partidos são membros do Centrão, um bloco que historicamente oferece apoio a governos em troca de cargos e recursos do orçamento federal. A reconfiguração na Esplanada dos Ministérios também levou à mudança de Márcio França, que é filiado ao PSB, partido que não faz parte do Centrão.

Com a colaboração de Francy Teixeira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES