Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Secretário revela valor e detalhes da nova lei de incentivo à cultura

Carlos Anchieta definiu que produção audiovisual colherá 70% da verba direcionada ao Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Fabrício de Freitas

Na manhã desta quarta-feira (05), o programa Notícias da Boa - apresentado pela  jornalista Cinthia Lages - entrevistou Carlos Anchieta, secretário estadual da cultura, acerca da aplicação da recente lei Paulo Gustavo em terras piauienses. O entrevistado esclareceu pontos sobre recurso, aplicação e distribuição da verba enviado pelo Planalto para incentivar a produção cultural local.

Leia Mais

A lei enviou um montante de R$ 74 milhões ao estado do Piauí para que a secretaria organize e distribua a quantia nos diversos setores que formam a cultura regional.

Quando questionado sobre os focos da lei, o secretário afirmou que ela foi direcionada aos estados com foco na produção audiovisual: “70% dos recursos são destinados para o audiovisual de curta e longa-metragem de games, TikTok e salas de cinema. Os outros 30% são encaminhados para a economia criativa da cultura - como teatro, dança, artesanato, música e diversidade”, explicou.

A jornalista apontou que, quando o recurso é distribuído entre os grupos culturais, sua maior parcela fica sempre detenta a comunidades que produzem o mesmo tipo de produto, enquanto outras nem sequer conseguem ser beneficiadas pelo apoio financeiro, como é o caso dos pesquisadores acadêmicos. A observação foi feita a fim de que a verba assista também a produção de nível superior.

Anchieta comentou sobre a importância dos grupos, que desejam solicitar o apoio, em lerem o edital publicado pela secretaria, uma vez que nele há a lista de critérios que devem ser seguidos pelos beneficiários.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES