Centro de Convenções: novo teatro vai fortalecer a cultura piauiense

Completamente reformado através da PPP, o Teatro do Centro de Convenções é o maior do Estado do Piauí, com capacidade para até 1.200 pessoas.

Centro de Convenções: novo teatro fortalecerá cultura piauiense | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos segmentos mais afetados com a pandemia da Covid-19 foi o artístico. Depois de dois anos, o setor se prepara para retomar suas atividades, considerando o ritmo de vacinação e protocolos sanitários no Piauí. Neste contexto, o Centro de Convenções é um marco para arte e cultura, que se consolidará como um complexo multiuso para fomentar essa expressão no Piauí. 

O equipamento, agora gerido através de uma parceria público privada, segue na contramão da onda de fechamentos de casas de eventos nesse período tão difícil para a lucratividade do setor devido à crise sanitária e econômica e queda de investimento nas artes cênicas e espetáculos culturais no Brasil.

Novo teatro fortalecerá cultura piauiense- Foto: DivulgaçãoO mais tradicional espaço cultural do Estado é o Theatro 4 de Setembro, com 600 lugares e recursos de som e iluminação próprios para apresentações teatrais adulto e infantil, de dança e de humor. O 4 de Setembro está integrado ao Club dos Diários, configurando um verdadeiro Complexo para a arte e para a cultura piauiense. O Complexo Club dos Diários dispõe de espaço para exposição no salão principal, cineteatro com 130 lugares, sala para oficina de pintura e cerâmica e sala para um centro de documentação. Ao todo, a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) cuida de 23 espaços diversos para expressão de artes e cultura por todo o Piauí.

No Centro de Convenções, a PPP viabilizou equipamentos de refrigeração de ambientes e de iluminação mais modernos em todos os espaços. O sistema de iluminação será LED, que proporcionará mais economia de energia, menor incidência de calor, sustentabilidade com maior tempo de vida útil e diminuição de descarte de resíduos. No Teatro, a concessionária investiu na acústica do palco principal, que vai elevar a qualidade dos espetáculos no ambiente.

A acústica é um aspecto técnico essencial para o sucesso de eventos, especialmente shows, pois uma boa acústica permite que o som chegue com clareza a todos os presentes no espaço, sem barulhos externos que atrapalhem a apresentação.

O Centro de Convenções de Teresina se destaca por sua infraestrutura moderna, seus espaços versáteis e sua localização privilegiada. O complexo conta com áreas multiuso individualizadas e modulares para atender a todos os tipos de eventos: feiras, exposições, convenções, congressos, formaturas, shows e muito mais.

A concessionária vai oferecer ainda serviços de construção e montagem de elementos cenográficos para personalização do seu evento, além da operação das estruturas necessárias para todo tipo de espetáculo. Iluminação, guarda volumes, internet, telefonia e pontos de recarga, segurança e limpeza também são alguns dos serviços ofertados.

Além do teatro, o Centro de Convenções terá mais quatro espaços onde o público poderá participar de diversos eventos simultaneamente. Só o pavilhão térreo conta com 1.470m² e capacidade para 2.200 pessoas, e as demais áreas incluem o salão nobre com 530m² e capacidade para 700 pessoas, auditório que comporta até 240 pessoas e o restaurante com 660m² e capacidade para 400 pessoas.

A reabertura acontece oficialmente no dia 12 de março, com um show do cantor Geraldo Azevedo. Além disso, já foi assinado o primeiro contrato de um evento a ser realizado através da parceria público-privada (PPP): o espaço recebe nos dias 27 a 29 de abril a Exponor, uma grande feira de fornecedores de supermercados. A Exposição Nordeste do Piauí (Exponor-PI), evento organizado pela Associação Piauiense dos Supermercados (Apisu), vai reunir grandes marcas e ocupará os dois maiores espaços do Centro de Convenções de Teresina, no piso térreo e superior.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES