Direto da China

Experiências de Rany Veloso direto da China

Na China, presidente Xi Jinping faz apelo a Dilma Rousseff

A presidente do Banco dos Brics fez um discurso durante o Fórum criticando “abuso de sanções econômicas”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O presidente da China, Xi Jinping, convidou Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do Banco dos Brics (NBD), para uma reunião no Grande Salão do Povo, sede do governo, nesta quinta-feira (19).

Xi apelou ao NBD para ajudar a tornar o sistema financeiro internacional mais justo e equitativo para aumentar efetivamente a representação e a voz dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento.

Durante seu discurso oficial, Xi anunciou mais de R$ 242 bilhões para investimentos em projetos do Cinturão e Rota.

Ontem (18), Roussef disse no Subfórum de Desenvolvimento Verde que o "abuso de sanções agravam a desigualdade", seguindo a mesma linha de discurso de Xi quando criticou os EUA ao dizer que a China se opõe à coerção econômica e interrupção da cadeia de produção.

Durante o Fórum Internacional da Nova Rota da Seda, Dilma também anunciou as transações em moedas locais de cada país pelo  NBD. "Ampliarmos para absorver novos membros e ter um mundo inclusivo", disse.

O blog tentou sem sucesso gravar com a presidente (vídeo).

Xi parabenizou a participação do New Bank Development (NBD) na Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) e na Iniciativa de Desenvolvimento Global, assim como o seu papel na promoção da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e na ajuda à modernização de demais países em desenvolvimento.

O presidente disse que o governo vai continuar a apoiar o trabalho do NBD e da própria Dilma Rousseff no desempenho de suas funções no país.

Dilma Rousseff agradeceu ao governo chinês pelo seu apoio ao NBD e expressou a convicção de que a BRI e o fórum desempenhará um papel importante no desenvolvimento sustentável global e no desenvolvimento verde.

"O NBD está disposto a participar ativamente na cooperação do Cinturão e Rota e fazer as devidas contribuições para a promoção da multipolaridade mundial e a reforma do sistema financeiro internacional", disse ela. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES