Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro enquadra institutos de pesquisa em Novo Código Eleitoral

“Vai ficar claro a manipulação”, diz o senador sobre artigo que obriga os institutos a divulgarem as três últimas pesquisas eleitorais do pleito anterior

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Dentre as mudanças que o senador Marcelo Castro (MDB-PI) fez no Novo Código Eleitoral, está a de divulgação de pesquisas eleitorais. Os institutos poderão publicar as pesquisas até no dia das eleições, como é hoje, diferente do que foi aprovado na Câmara, que só permitia até a antevéspera, mas terá que publicar também os três últimos resultados do pleito anterior. O objetivo é desmascarar os instituos que fraudam os números em benefício de algum candidato.  Os institutos serão identificados pelo CNPJ e não pelo nome fantasia para evitar "aparente mudança". "Um instituto de nível nacional não sabe fazer pesquisa? Sabe. Fez errada porque? Porque quer fazer", criticou Castro. 

"Vai ficar patente para a opinião pública que o Instituto fez ou não fez manipulação de pesquisa. Que a gente sabe que isso existe a larga mano no Brasil inteiro, digamos assim, em todos os municípios do Brasil, em todos os estados do Brasil tem sempre algum instituto sem credibilidade procurando vender pesquisa e os políticos ficam loucos", disparou o senador.

O Novo Código Eleitoral foi protocolado nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O compilado de todas as leis eleitorais apresenta regras para uso de Inteligência Artificial, quarentena de 4 anos para policiais, inelegibilidade de no máximo 8 anos, dentre outras.

A expectativa é que seja votado no Senado entre os próximos dois meses e depois retorna para a Câmara por causa das mudanças feitas no texto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES