Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Wellington Dias espera aprovação da Sputinik V até próxima semana

A fase três de testes já foi concluída no país.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após visita dos governadores ao laboratório da União Química, em Santa Maria, no Distrito Federal, o governador do Piauí, Wellington Dias, disse que até a próxima semana espera um posicionamento da Anvisa sobre a liberação do uso emergencial da vacina contra COVID-19 Sputinik V. Os responsáveis pelo laboratório brasileiro informaram que até a próxima sexta-feira vão enviar a documentação à Agência solicitando o uso emergencial no Brasil. A fase três de testes já foi concluída no país.

O que os governadores estão pedindo à União Química neste momento é que elaborem um cronograma com a capacidade de entrega de vacinas para garantir a compra e entrega nos meses de abril, maio e junho. A meta, segundo WD, é imunizar mais de 70% da população até julho.

Foto: Ranielly Veloso

O governador também disse que não há problema na compra dos imunizantes por parte do Governo Federal. “Temos uma parceria com o Ministério da Saúde. O Ministério compra as vacinas, não tem problema de dinheiro. A exigência é de que seja aprovada pela Anvisa”.

A respeito da possibilidade dos estados comprarem diretamente as vacinas, Dias disse que o compromisso é ter vacina para o Brasil. “Ou união ou estado compram as vacinas

Tem vacina, o Ministério compra. A compra pode ser pelo ministério ou estados com possibilidade de reembolso por parte do Ministério”.

Ficou claro também que os governadores têm um compromisso de que não pode haver um estado vacinando e outro não, por isso seguem o Plano Nacional de Imunização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES