Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

CPI das Americanas? Deputado mobiliza assinaturas para investigar empresa

O deputado federal André Ribeiro (Progressistas-MA), o André Fufuca, começou a passar a lista entre os pares para instalar a CPI das Americanas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os sócios majoritários das Americanas estão longe de ver seus problemas acabarem com o escândalo financeiro que destronou a marca da empresa do topo da boa gestão. Agora a crise atravessou o saldo bancário e chegou a Brasília. O deputado federal André Ribeiro (Progressistas-MA), o André Fufuca, começou a passar a lista entre os pares para instalar a CPI das Americanas. É que o grupo pegou quase R$ 2 bilhões de empréstimo no BNDES. Embora o bancão de fomento já tenha cobrado R$ 1,4 bilhão de fiadores, que pagaram a conta, o deputado quer saber se há banco oficial da União nessa fiança. E só uma CPI teria respaldo para demandar. O parlamentar não quis informar quantas assinaturas já conseguiu desde ontem, mas a liderança do aliado Republicanos, com forte bancada, orientou os deputados a assinarem o pedido.

crédito: Izânio Charges 

Digam que fico

Após avisar à família e ao PL que poderia embarcar no último dia 26 de para o Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro adiou mais uma vez seu retorno ao Brasil. Ele não quer mesmo voltar, com medo de ser preso num dos inquéritos que responde no STF e na PF. Bolsonaro vai renovar seu visto como turista e terá, assim, mais três meses para permanecer legalmente nos Estados Unidos. A fuga para a Itália não está descartada.

Barbeiragem na pista

O presidente do PT Paraná, deputado estadual Arilson Chioratto, controlava a Frente Parlamentar do Pedágio e reuniu-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, combinando alterações no edital de concessão de rodovias lançado em 2022. O petista levou uma invertida regimental quando os deputados da bancada do governador Ratinho Junior (42 de 54) protocolaram uma nova Frente e o excluíram da direção.

Susto no app

Os Correios passaram um susto há dias com informes na praça de que o seu aplicativo para mobile teria sido hackeado. Conferido, não passou de uma “vulnerabilidade na plataforma Meu Correios”, segundo a estatal, que já foi corrigida. A empresa tem vivido tensos dias, após um presidente interino exonerar das funções todos os servidores da Corregedoria. O PT voltou com saudade do poder no comando da estatal bilionária.

No Xadrez do Poder

A cada dia mais o cerco judicial se fecha aos soldados da PMDF no front e ao ex-secretário de Segurança Anderson Torres, preso em Brasília como um dos principais agentes omissos da bandalheira do dia 8 de janeiro na Esplanada. Ele está angustiado porque achava que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, o livraria da prisão ontem. O MP Federal soltou parecer concordando com a manutenção da prisão.

Mais fertilizante$

O senador Laércio Oliveira (Progressistas-SE) conversou sobre a importância do estímulo à produção de fertilizantes no Brasil com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que está à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. No dia seguinte, Alckmin anunciou a instalação do Conselho de Fertilizantes e Nutrição de Plantas. Ele defendeu a produção de fertilizantes e a redução do preço do gás.

ESPLANADEIRA

# Abertas até dia 6 inscrições para Curso para Habilitação de Corretores de Seguros da Escola de Negócios e Seguros. # Continental abre inscrições para Programa de Estágio 2023, em Ponta Grossa (PR). # PB Colégio e Curso bate recorde de aprovação em universidades públicas de medicina. # Abertas até dia 14 inscrições para Projeto social A Tenda das Candidatas. # Nokia lança Habrok (nova geração de rádios) e anyRAN (novo modelo de acesso via rádio). # Rede Oral Sin anuncia novo CEO, executivo Luiz Teixeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES