Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Deputados retornam urgente para Brasília e antecipam fim do recesso

Deputados bolsonaristas antecipam fim do recesso para demonstrar apoio a Carlos Jordy e protestar contra suposto abuso de autoridade do STF.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desagravo

Deputados bolsonaristas decidiram antecipar o fim do recesso para prestar solidariedade ao líder da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ), alvo da Operação Lesa Pátria. Cerca de 20 parlamentares confirmaram presença no encontro hoje na Câmara. Vão protestar contra o que consideram abuso de autoridade por parte do STF e alertar o presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre “o avanço perigoso” - como definem - do Judiciário.

Reajuste assustador

Empresários se assustaram com o reajuste dos planos coletivos de saúde - de mais de 23% - regulado e autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O valor do aumento equivale a quatro vezes a inflação e é o maior já registrado desde 2018. Os planos de saúde empresariais representam 70% do setor. A ANS também autorizou o reajuste de 9,63% para os planos individuais desde maio do ano passado. Na Câmara dos Deputados, tramita há anos o projeto (Projeto de Lei nº 7419/2006) da nova lei dos planos de saúde. Um dos pontos da proposta é ampliar a fiscalização dos reajustes. O projeto é relatado pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA). Não avançou por conta do lobby das operadoras de saúde.

Escola Valdemar

O ex-presidente Jair Bolsonaro e políticos aliados não engoliram o elogio do ex-líder do Governo na Câmara Ricardo Barros (PP-PR) ao programa “Nova Indústria Brasil” do Governo Lula. Ficaram tão irritados que já avisaram que não vão apoiá-lo caso se candidate à eventual vaga do Senado aberta pela possível cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Nicho eleitoral

Um recorte da pesquisa de opinião da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada ontem, preocupou ministros palacianos. A sondagem mostrou que a taxa de reprovação do Governo é maior entre pessoas com ensino médio (31%) e superior (37%), além de entrevistados que recebem mais de cinco salários mínimos (39%). Foi esse nicho de eleitores que mais votou em Jair Bolsonaro nas últimas duas eleições.

Só depois da folia

A tesourada do presidente Lula da Silva nas emendas de comissão – de R$ 5,6 bi – colocou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em saia-justa. Procurada pelo relator do projeto da LOA no Congresso Nacional, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) para explicar o veto, a ministra “se prontificou a fazer uma reunião logo após o Carnaval”.

Pode pedir música

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou, pela 3ª vez, o mandato do governador Antonio Denarium por abuso de poder político e econômico. O processo segue para o TSE, que até agora não analisou as outras duas condenações de Denarium por distribuir cestas básicas no período eleitoral e por executar reformas nas casas de eleitores roraimenses.

ESPLANADEIRA

# Passeio das Águas Shopping promove, de 15 de janeiro a 9 de fevereiro, a campanha “Volta às Aulas”. # Pianista Patricia Glatzl se apresenta dia 24 no CCBB no Rio. # Documentário "Servidão", do cineasta Renato Barbieri, estreia dia 25 nos cinemas.# Governo lançou na segunda, 22, programa de política industrial "Nova Industria Brasil". # Hydo e Albras têm 30 mil beneficiados na Amazônia e Rio em 2023. # Adalberto Bernardino lança catálogo na exposição "Do Gibi aos Quadrinhos", sábado, 27.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES