Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Lira pressiona por nomeação de Ludhmilla Hajjar como Ministra da Saúde

Negociações intensas envolvem o todo-poderoso Arthur Lira e grupos políticos para definir o futuro do Ministério da Saúde e sua influência no Congresso Nacional

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saúde na UTI

O todo-poderoso Arthur Lira agora cobra o Ministério da Saúde para a frente particular (quase 200 deputados) que o presidente da Câmara criou a fim de negociar com o Palácio. Lira insiste no nome da médica Ludhmilla Hajjar como ministra – a que cantou ao violão “presidenta I love you” no hospital para Dilma Rousseff. Ludhmilla tem resistência do grupo do ministro Alexandre Padilha. A vaga é para o União Brasil, ainda insatisfeito com sua posição na Esplanada, e que condiciona a Saúde para apoiar 100% das pautas do Governo no Congresso. Mas a cúpula do PSD, aliado de Lula da Silva na campanha de 2022, avisou que, se o ministério for ocupado por um representante do União – legenda que apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro – isso pode comprometer a fidelidade do partido dirigido por Gilberto Kassab.

Consigliere

Lula da Silva está a cada dia mais nervoso com o ministro Alexandre Padilha na articulação com o Congresso – já citamos que essa conta é do próprio presidente, que se fez refém de Arthur Lira. Articula-se no Palácio a promoção de Jaques Wagner para o cargo, pelo bom trânsito suprapartidário que ele tem. Mas Wagner só quer o Senado e ser o consigliere do Barba.

(Des)União

Cada Medida Provisória enviada pelo Palácio ao Congresso deve ser analisada por uma comissão de deputados e senadores antes de ser votada. Das sete MPs editadas pelo Governo no dia 2 de janeiro, apenas duas foram votadas. Para as demais, o União Brasil não indicou membros para a comissão e usa essa prerrogativa como moeda para conseguir outro ministério. O partido já ocupa os ministérios do Turismo e Comunicações, e quer o da Saúde.

Pendenga no BB

Fogo amigo silencioso no Palácio do Planalto. Ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT-RS) pediu ao presidente Lula da Silva a indicação para diretoria de Marketing do Banco do Brasil. A primeira-dama Janja Silva chiou e Rui Costa, chefe da Casa Civil, barrou. Numa reunião, a presidente do BB assistiu calada toda a pendenga.

CNC e CNA

A aprovação da Reforma Tributária depende de acordo para convencer bancadas do agronegócio e do comércio a votarem a favor. Parlamentares ligados aos dois setores, pressionados pela CNA (Agricultura) e CNC (Comércio) – as duas maiores instituições dos segmentos – alegam que o novo arcabouço fiscal aumenta a carga tributária de agricultores e comerciantes.

Diploma estrangeiro

A queda do dólar, no 1º quadrimestre, motivou aumento de 22% no número de brasileiros interessados em estudar no exterior. O levantamento é da IBS Americas, que registrou crescimento das matrículas nos cursos em universidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Itália, em comparação com o mesmo período de 2022. Ano passado, a instituição enviou 1.500 alunos para cursos em faculdades fora do Brasil.

ESPLANADEIRA

# Thomson Reuters pretende investir US$ 100 milhões anuais em aplicações que adotam Inteligência Artificial. # Escritora Isa Colli lança o livro "Como música para os ouvidos". # Aliansce Sonae e brMalls doam 200 mil livros para crianças em situação de vulnerabilidade. # Brasília recebe o Encontro IRELGOV 2023 na próxima quarta (28). # Dados do Sem Parar mostram que apenas gasolina aditivada teve redução de preço em SP. # Pesquisa da Serasa Experian indica que SP é o Estado com maior número de empresas inadimplentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES