Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Na minirreforma de Lula, Caixa é disputada por Lira e Ciro; veja quem sai

Lula anuncia minirreforma na Esplanada para fortalecer a governabilidade: PT mantém o Ministério da Saúde, Progressistas assume o Desenvolvimento Social e a Caixa é disputada por Lira e Ciro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dupla poderosa

Lula prepara uma minirreforma na Esplanada pela governabilidade. A engenharia tratada por ora, segundo grãos petistas, ficou assim: o PT não abre mão do Ministério da Saúde – sonho de Lira e seu grupo –, e topou entregar o Ministério do Desenvolvimento Social e a Caixa para o Progressistas. Assim atende Lira, seu grupo suprapartidário de 200 deputados, e o seu partido, até ontem aliado do ex-presidente Bolsonaro. Ciro se esconde, mas avalizada a bancada. As trocas sugeridas: Alexandre Padilha sai do Palácio e assume a Saúde. Para seu lugar vai Wellington Dias, que deixa o Ministério do Bolsa Família para um indicado do Centrão de Lira. A Caixa fica com a dupla Lira-Ciro. Mas eles não se entenderam ainda sobre o nome a emplacar. Lira quer Adeilson Cavalcante, ex-secretário executivo no Ministério da Saúde do ministro Gilberto Occhi (Governo Temer). Mas Ciro Nogueira quer na presidência do banco o próprio Occhi.

Bancada ‘da bala’

Cresce número de parlamentares circulando com seguranças dentro do Congresso. Além de Eduardo Bolsonaro, a deputada Rosângela Moro e o marido, senador Sergio, andam com policiais legislativos armados dentro e fora do Congresso. Quando deputado, Marcelo Freixo circulava com dois agentes – que entravam atrás dele até no toilet.

Filão do poste

Empreiteiras e consórcios de investidores descobriram um novo filão nos municípios, depois da concessão do saneamento. A Prefeitura de Barreiras, no cinturão do agronegócio na Bahia, decidiu conceder por R$ 45 milhões a manutenção da sua rede de iluminação pública. A Ilumina Barreiras, lá do Paraná, venceu a licitação.

Xandão

A ação intempestiva de três brasileiros no aeroporto de Roma contra o ministro Alexandre de Moraes só fortaleceu o togado, a despeito dos elogios e críticas à sua postura nos inquéritos que toca no STF. É que por trás da toga existe o ser humano. E esqueceram disso. E também da lei. Serão enquadrados.

Nova cara do MDB

A participação da ministra do Planejamento, Simone Tebet, nas audiências para a definição do Plano Plurianual 2024-2027 do Governo, está agradando à direção do seu partido, o MDB. Pesquisa encomendada pela sigla revela que a ministra se consolidou como um nome nacional – e também renova a imagem do velho MDB.

PT x REDE

A exploração de petróleo e gás no estuário do Amazonas será motivo de uma nova crise entre o PT do presidente Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Rede Solidariedade. Mais pragmáticos, ministros, dirigentes, deputados e senadores petistas aceitam e minimizam os riscos que a atividade pode trazer. Os ambientalistas da Rede são contra. O tema voltará ao debate no Congresso no segundo semestre.

ESPLANADEIRA

# iFood oferece 5 mil bolsas de estudo em parceria com a DIO. # CoinEx Charity promove ação social no Rio de Janeiro em prol da educação. # CAPEMISA é a Seguradora de Vida oficial do 55ª ExpoAgro no MT. # Dados da Gaudium mostram que festas juninas no nordeste movimentaram R$ 6 milhões no setor de mobilidade urbana. # Tembici e Prefeitura de Curitiba lançam projeto inédito de bicicletas compartilhadas. # FGV promove webinar com tema 'O impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho'.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES