Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Plano de segurança para presídios lançado há sete anos não saiu do papel

Verba destinada para equipamentos de segurança em presídios não foi utilizada conforme prometido, mostrando falhas na implementação do plano.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Plano cego

Há exatos sete anos - quando 126 detentos foram mortos em massacres em presídios do Amazonas, Rio Grande do Norte e Roraima –, o então ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, lançou um plano, com direito a cerimônia no Palácio do Planalto, que prometia verba de R$ 230 milhões para – entre outras medidas – a instalação de equipamentos de segurança nos presídios, como câmeras, raio-x e bloqueadores de sinal de celular. O recurso também seria destinado para construção de mais cinco unidades federais de segurança máxima. Nenhum saiu do papel e relatórios internos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) mostram que, desde o início de 2023, câmeras de segurança estão quebradas ou com a qualidade da imagem ruim (pontos cegos, sem monitoramento). A verba também seria destinada para a construção de muralhas, mas a estrutura só foi levantada na penitenciária federal de Brasília.

Pau que dá em Chico

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mantém a mesma postura que tinha com o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre pedidos de impeachment contra o presidente Lula da Silva. Não vê motivos ou clima político. No mais recente, a oposição pede abertura de processo contra o petista pela crítica a Israel e comparação a Hitler.

Do próprio bolso

Partiu do ex-presidente Jair Bolsonaro e da cúpula do PL o conselho para que deputados federais que vão ao ato de domingo, 25, na Avenida Paulista (SP), paguem as despesas – passagens e hospedagem – com recursos próprios e não usem um centavo de dinheiro da Câmara. O mesmo alerta foi enviado para senadores e deputados estaduais.

Volta de Delcídio

Um dos maiores expoentes do PT no centro-oeste, por muitos anos, o ex-senador Delcídio do Amaral acaba de se filiar ao PRD – fusão do PTB com Patriota – e lançou sua pré-candidatura a prefeito de Corumbá (MS). Soltou vídeo em rede social no qual anuncia a decisão de migrar para “o centro”. O plano também é eleger muitos vereadores no Estado.

Ala Rouanet

Quanto as escolas de samba do Rio de Janeiro receberam por meio da Lei Rouanet este ano? É o que quer saber o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) em requerimento

encaminhado à ministra da Cultura, Margareth Menezes, que está em Cuba. Ele também pede um relatório detalhado sobre o processo de aprovação de cada projeto.

Apelo

Ao repudiar o caso de um homem negro detido pela polícia gaúcha após sofrer tentativa de homicídio por um homem branco, o senador Paulo Paim (PT-RS) critica a Câmara por ter “engavetado” o projeto (PL 5.231/2020) que veda a conduta de agente público fundada em preconceito de qualquer natureza: “É fundamental que a Câmara vote esse projeto”.

ESPLANADEIRA

# Parceria entre MDR, Robbu e Meta enviou 11,3 mil de alertas à população em 2023. # Editora Kimera promove palestra, dia 24, na exposição “Do Gibi aos Quadrinhos”, no Correios/RJ. # Ex-atacante do Figueirense, Michel Simplício lança livro “Priorize Deus”. # Saint-Gobain Canalização fatura R$ 8,5 milhões em produtos para construção civil. # CEOs do Universo Jump criam "Creator Academy", mentoria para influenciadores. # Neutrox anuncia patrocínio à Confederação Brasileira de Ginástica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES