Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

TSE planeja exigir declaração de bens dos candidatos nas Eleições 2024

Tribunal Superior Eleitoral está preparando uma resolução.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ben$ dos candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepara uma resolução para exigir que as declarações de bens dos candidatos às Eleições 2024 coincidam com as apresentadas à Receita Federal. Conforme apurado pela Coluna, a norma vai exigir que candidatos e candidatas indiquem a relação completa e atual de seus bens declarados no CANDex (sistema pelo qual são enviados à Justiça Eleitoral a ata da convenção partidária e os pedidos de registro de candidaturas). Devem ser informados valores atualizados dos bens, data de aquisição e se existem coproprietários. Atualmente, não há obrigação de declaração do mesmo patrimônio que foi informado à Receita. As informações disponíveis no cadastro do TSE são prestadas pelos próprios candidatos. Justiça Eleitoral só confere se estão corretas se houver denúncia.

Galo de briga 

Além de ministros do Governo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), retomou os trabalhos contrapondo-se ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso. Pacheco quer tocar pautas que interferem no STF, como a PEC que estabelece mandato para ministros. Lira reitera que matérias desse teor não avançam na Câmara.

Olha quem fala

"Arapongagem é crime. Fere a Constituição brasileira, violenta a liberdade", diz o ex-governador João Dória, sobre o suposto envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro e um dos filhos no escândalo da "Abin paralela". Só não mencionou que sua principal cliente, Paper Excellence, é investigada pela PF porque pode ter espionado a rival J&F.

Fake news em Cuiabá

Irmão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o empresário Marco Polo, o Popó, foi um dos alvos da Operação Fake News 3, deflagrada ontem pela Polícia Civil do Estado. As investigações apontam que a disseminação de informações falsas tinha como alvo o governador Mauro Mendes e seu grupo político.

Liderança

A tendência Construindo um Novo Brasil, da qual o presidente Lula da Silva faz parte, segue à frente da liderança do PT na Câmara. O deputado Odair Cunha (PT-MG) foi eleito por unanimidade e, assim como o antecessor - Zeca Dirceu (PT-PR) – integra a CNB. Há acordo para que Lindbergh Farias (PT-RJ), da ala “Esquerda do PT”, seja o líder em 2025.

Mérito eclético

Eclético o Mérito Legislativo que será entregue hoje na Câmara. Estão na lista, por exemplo, os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o jogador Vinícius Júnior, o presidente da Assembleia de Deus, Jonatas Câmara, o sacerdote José Linhares Pontes e a advogada e escritora Caroline Proner, esposa do poeta Chico Buarque.

ESPLANADEIRA

# Instituto She participa de painel em Paris, entre os dias 7 e 14 de fevereiro. # Patricia Castro ministra workshop "Caminho das Pedras" dia 7. # ABC da Construção inaugura loja na Região Oceânica de Niterói-RJ, dia 27. # Startup Grana Capital capta R$ 5 milhões em rodada de crowdfunding. # Cataratas do Iguaçu abre inscrições para a 15ª Meia Maratona das Cataratas. # Leve Saúde inaugurou, dia 5, nova clínica em Niterói-RJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES