Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

32 transplantes realizados no Piauí em 2023; mais de 560 aguardam na fila

Durante a campanha de setembro, cujo tema foi “Doe uma segunda chance, doe órgãos”, o Ministério da Saúde reforçou a importância da conscientização sobre a doação.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período de janeiro a setembro de 2023, o Brasil contabilizou um total de 6.622 transplantes de órgãos sólidos, como coração, rim, pulmão e fígado, de acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde. Dentre esses transplantes, 32 foram realizados no estado do Piauí. Em um esforço contínuo para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar a assistência à população brasileira, o Ministério mais que dobrou a autorização para novos serviços de transplante, passando de 31 em 2022 para 64 em 2023, representando um aumento de 106%. No total, o Brasil possui 1.198 serviços credenciados para a realização de transplantes.

Se considerarmos também os transplantes de córnea e medula óssea, o país apresentou um aumento de 9,5% nos procedimentos realizados entre janeiro e agosto em comparação com o mesmo período de 2022. Até agosto deste ano, foram realizados 18.461 transplantes em todo o país, superando o total de 16.848 cirurgias registradas no ano passado.

Leia Mais

Além disso, o Ministério da Saúde divulgou um número recorde de doadores efetivos no primeiro semestre de 2023, totalizando 1,9 mil doadores, o que possibilitou a realização de 4.377 transplantes de órgãos sólidos, um aumento de 16,2% em relação a 2022. Considerando os meses de julho e agosto de 2023, o total de doadores efetivos salta para 2.435. Com a tendência de aumento observada até o momento, a expectativa é encerrar 2023 com um recorde inédito nesse âmbito.

Brasil tem quase 1,2 mil serviços credenciados para transplante (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)Durante a campanha de setembro, cujo tema foi "Doe uma segunda chance, doe órgãos", o Ministério reforçou a importância da conscientização sobre a doação. Segundo o SNT, diversas pessoas podem se beneficiar com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador. Frequentemente, o transplante representa a única esperança de vida ou uma oportunidade de recomeço para quem necessita dessa doação. Atualmente, 40.567 pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil, sendo 567 delas no Piauí.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo e é o segundo maior transplantador em números absolutos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A rede pública de saúde oferece assistência abrangente e gratuita aos pacientes, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Para a doação de órgãos, é fundamental que a pessoa interessada deixe clara sua vontade de doar à família, pois somente com a autorização dos familiares a doação pode ser efetivada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES