Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

78 prefeitos do Piauí pedem socorro à bancada e avisam: risco de atrasos

O presidente da entidade, Toninho de Caridade, revelou ao MeioNorte que a situação é preocupante, inclusive versando sobre a possibilidade de atraso na folha de pagamento da saúde.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 78 prefeitos filiados à Associação Piauiense de Municípios (APPM) lotaram o auditório Freitas Nobre na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 15 de agosto. A reunião, promovida em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é parte da Mobilização Municipalista e visa abordar pautas prioritárias do movimento em prol das administrações locais.

O presidente da entidade, Toninho de Caridade, revelou ao MeioNorte que a situação é preocupante, inclusive versando sobre a possibilidade de atraso na folha de pagamento da saúde. 

Leia Mais

"Os municípios piauiense em sua maioria são dependentes das emendas parlamentares em saúde, caso pendure a falta de pagamento poderá incorrer em atrasos de salários na área de saúde", revelou. 

Com a APPM à frente, a instituição busca estabelecer um canal direto de diálogo e cooperação com a bancada federal piauiense, a fim de obter apoio junto ao Governo Federal para implementar medidas que fortaleçam a gestão dos municípios do estado. As prioridades elencadas pela APPM incluem:

Divisão dos royalties para cumprir o piso da enfermagem;

Definição de cronograma para pagamento das emendas parlamentares de custeio;

Transparência no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM);

Aprovação da redução da contribuição patronal do INSS na Câmara dos Deputados;

Reparação das perdas do FPM, levando em conta repasse e inflação.

Durante o encontro, os líderes municipalistas reforçaram a importância da Reforma Tributária e enfatizaram as modificações necessárias no texto em discussão na Casa. O deputado Júlio Cesar (PSD-PI) trouxe à tona a preocupação com a arrecadação do FPM, impactada pelas restituições do Imposto de Renda.

Prefeitos relatam dificukdades com queda nos Fundos (Foto: Toninho de Caridade/Arquivo Pessoal)Outro ponto abordado foi o atraso no repasse das emendas parlamentares por parte do governo federal, o que foi amplamente debatido pelos gestores presentes. A questão do custeio da saúde também esteve em destaque, com os prefeitos sendo orientados a criar contas específicas para receber os recursos destinados ao piso dos enfermeiros. Os parlamentares foram questionados sobre a disponibilidade de verbas para atender às demandas municipais.

Prefeitos relatam dificukdades com queda nos Fundos (Foto: Toninho de Caridade/Arquivo Pessoal)

A pauta incluiu também a preocupação com os Royalties do Petróleo, atualmente travados na agenda do Supremo Tribunal Federal (STF). Os gestores presentes mencionaram ter solicitado uma audiência na Casa para discutir esse assunto crucial.

O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, além dos deputados Júlio Cesar (PSD-PI), Castro Neto (PSD-PI), Dr. Francisco (PT-PI), Merlong Solano (PT-PI) e Flávio Nogueira (PT-PI), e o senador Marcelo Castro (MDB-PI). A união entre prefeitos e bancada federal reflete o compromisso mútuo em fortalecer as administrações municipais e promover o desenvolvimento sustentável em todo o estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES