Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Aneel autoriza a retomada de central geradora no Piauí após incêndio

Na comunicação, a Enel Green Power informou que, após o incidente, tomou medidas como o isolamento e desarme do circuito “4.2.A” e a desenergização da cabine de média tensão para evitar riscos adicionais.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a solicitação da Enel Green Power para retomar a operação comercial da primeira unidade da central fotovoltaica São Gonçalo 4, localizada no Piauí. Essa unidade, com uma capacidade de 1,8 MW, estava fora de operação desde 2 de janeiro do ano anterior devido a um incêndio em seus equipamentos. A empresa comunicou o ocorrido ao regulador 21 dias após o incidente, conforme nota técnica divulgada.

Na comunicação, a Enel Green Power informou que, após o incidente, tomou medidas como o isolamento e desarme do circuito "4.2.A" e a desenergização da cabine de média tensão para evitar riscos adicionais. Com a aprovação da Aneel para a retomada da operação, a unidade volta a contribuir para o potencial energético do Piauí.

Leia Mais

O estado já se destaca no cenário nacional, conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Atualmente, o Piauí conta com 158 usinas de geração de energia, totalizando uma capacidade de 5.463 MW. A energia eólica representa expressivos 68%, seguida pela energia solar fotovoltaica com 27%. As energias hidráulica e térmica contribuem com 4% e 1%, respectivamente.

Aneel acatou a retomada da central fotovoltaica no Piauí  (Foto: Aneel/Divulgação)Essa composição contrasta com a média nacional, onde a energia hidráulica ainda predomina, representando 59% da capacidade instalada. Energia térmica ocupa 22%, enquanto energia eólica e solar fotovoltaica, em ascensão, representam 14% e 5%, respectivamente. O Piauí destaca-se nacionalmente ao priorizar fontes limpas e renováveis de energia, contribuindo para a diversificação da matriz energética brasileira.

Ao priorizar fontes limpas, o estado não apenas impulsiona o desenvolvimento local, mas também contribui para a construção de um país mais sustentável e resiliente do ponto de vista energético. O investimento em energia eólica em Dom Inocêncio é mais um passo importante nessa trajetória, consolidando o Piauí como referência nacional em energias renováveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES