Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

ANEEL autoriza mais quatro unidades eólicas no interior do Piauí

A autorização foi concedida pelo gerente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rafael Ervilha Caetano, conforme publicação no Diário Oficial da União da última terça-feira, 26 de dezembro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí reforça dia após dia a sua posição de destaque no cenário de energias renováveis; os empreendimentos abarcam uma série de cidades e a mais recente liberação engloba quatro unidades de energia eólica no município de Dom Inocêncio. A autorização foi concedida pelo gerente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rafael Ervilha Caetano, conforme publicação no Diário Oficial da União da última terça-feira, 26 de dezembro.

As unidades liberadas fazem parte dos empreendimentos da Enel Green Power Ventos de São Roque 03 e Enel Green Power Ventos de São Roque 29, ambas em fase de Operação em teste. A EOL Ventos de São Roque 03 contou com a autorização das unidades geradoras UG5, UG6 e UG8, cada uma com capacidade de 5.700,00 kW, enquanto a EOL Ventos de São Roque 29 o ato beneficiou a UG1, também de 5.700,00 kW.

Leia Mais

Piauí é destaque nas energias renováveis (Foto: Reprodução/Divulgação)O município de Dom Inocêncio, localizado no estado do Piauí, já se destaca como um polo de geração de energia renovável, abrigando diversas usinas eólicas. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Piauí conta atualmente com 158 usinas de geração de energia, totalizando uma capacidade de 5.463 MW. Desse total, a energia eólica representa expressivos 68%, seguida pela energia solar fotovoltaica com 27%. As energias hidráulica e térmica contribuem com 4% e 1%, respectivamente.

Essa composição contrasta significativamente com a média nacional, onde a energia hidráulica ainda predomina, representando 59% da capacidade instalada, seguida pela térmica com 22%. Energia eólica e solar fotovoltaica, que têm ganhado espaço, representam 14% e 5%, respectivamente. O Piauí destaca-se nacionalmente ao priorizar fontes limpas e renováveis de energia, contribuindo para a diversificação da matriz energética brasileira.

A Agência Nacional de Energia Elétrica destaca que o Brasil encerrou o primeiro semestre de 2023 com um aumento significativo de 5,1 gigawatts (GW) na capacidade instalada de geração de energia elétrica. Esse avanço representa quase metade da meta de crescimento estabelecida para o ano, que é de 10,3 GW. A sustentabilidade e o suprimento energético do país são diretamente beneficiados por esse aumento, contribuindo para a redução do impacto ambiental e fomentando um futuro mais limpo e sustentável.

Nesse cenário, o Piauí se destaca como protagonista desse movimento, impulsionado por suas recentes iniciativas em energia renovável. Ao priorizar fontes limpas, o estado não apenas promove o desenvolvimento local, mas também contribui para a construção de um país mais sustentável e resiliente do ponto de vista energético. O investimento em energia eólica em Dom Inocêncio representa mais um passo importante nessa trajetória, consolidando o Piauí como referência nacional em energias renováveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES