Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Aneel recebe pedido de outorga para 18 centrais eólicas em cidades do Piauí

A solicitação para o órgão regulador foi realizada pela empresa Eólica Serra do Alegre S.A.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu, nesta quinta-feira, 03 de agosto, um pedido de outorga para a instalação de 18 centrais geradoras eólicas no Piauí. A solicitação foi realizada pela empresa Eólica Serra do Alegre S.A., que busca autorização para empreendimentos localizados nos municípios de Marcolândia, Padre Marcos, Francisco Macedo e Caldeirão Grande do Piauí.

A gerente de Outorgas de Geração de Energia Elétrica da Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica da Aneel, Paola Bembom Garcia Torres, assinou o despacho que registra o recebimento do requerimento de outorga para as centrais eólicas. O despacho está em conformidade com as regulamentações estabelecidas pela Portaria nº 6.827 de 2023, a Portaria nº 6.838 de 2023 e a Resolução Normativa nº 876 de 2020.

Leia Mais

Energia eólica é destaque no Piauí (Foto: Ari Versiani)

Os documentos referentes às centrais geradoras eólicas e seus posicionamentos georreferenciados dos aerogeradores foram juntados aos processos na Aneel e estão disponíveis no endereço SGAN – Quadra 603 – Módulo I – Brasília – DF, bem como no site oficial da agência (www.aneel.gov.br).

A iniciativa demonstra a relevância do Piauí no cenário nacional de geração de energia eólica. De acordo com levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado foi o que mais apresentou crescimento nesse setor em 2022, registrando um aumento de 24,85% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi o dobro da média nacional, que ficou em 12,6%.

Além disso, o Piauí foi o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no Brasil, com um aumento de 25,7% entre 2021 e 2022. Minas Gerais ficou em primeiro lugar, com crescimento de 26,9% na geração de energias limpas.

A expectativa é que, com o desenvolvimento das 18 centrais eólicas propostas pela empresa Eolica Serra do Alegre S.A., o estado do Piauí continue se destacando na produção de energia eólica, contribuindo para a expansão das energias renováveis no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES