Aneel libera seis novas unidades eólicas para o litoral do Estado do Piauí

As autorizações foram assinadas pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa.

Eólicas se desenvolvem em todo o país | Ari Versiani/PAC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de ampliar a matriz energética do país e promover o desenvolvimento sustentável, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na terça-feira, 11 de abril, a implantação de seis novas unidades eólicas no litoral do Piauí. A potência total instalada é de 285,2 mil kW e o prazo de outorga é de 35 anos. As unidades ficarão localizadas em Ilha Grande e Parnaíba, e se juntam aos empreendimentos de energia eólica já instalados em outros municípios do estado.

As autorizações foram assinadas pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa.

Leia Mais

Além das unidades eólicas, a Aneel também autorizou, no último dia 10 de abril, a implantação de mais 17 unidades geradoras de energia solar no Piauí. As autorizações contemplam a implantação e exploração de unidades de Usinas Fotovoltaicas (UFV) em dois municípios do estado. Onze unidades da UFV São Miguel, localizadas no município de Ribeiro Gonçalves, foram autorizadas sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE), com uma potência de 30.000 kW cada, totalizando 330 mil kW. O prazo da outorga é de 35 anos.

“Portugal é a nova porta de entrada para Europa”, diz Rafael Fonteles

Rafael Fonteles discute alternativas de reforço energético com a Aneel

Em reunião com ministros, Lula define 6 eixos do plano de desenvolvimento

Já as outras seis unidades da UFV Brasileira, situadas no município de Brasileira, foram autorizadas sob o mesmo regime, com uma potência instalada de 38.712 kW cada, totalizando 232.272 kW. O prazo da outorga também é de 35 anos. Com a adição dessas 17 novas unidades, o Piauí consolida sua posição como um dos principais estados brasileiros na geração de energia renovável. Atualmente, o estado já possui empreendimentos de energia eólica instalados em diversos municípios, como Caldeirão Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Ilha Grande, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Parnaíba, Queimada Nova e Simões. Além disso, há outros 30 empreendimentos em fase de construção, que terão uma capacidade instalada total de 1,25 GW.

A iniciativa da Aneel em autorizar novos empreendimentos de energia renovável no Piauí contribui para a diversificação da matriz energética do país e para a redução da dependência de fontes de energia não renováveis, como o petróleo e o carvão mineral. Além disso, a geração de energia a partir de fontes renováveis como a solar e a eólica contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa, o que é fundamental para o combate às mudanças climáticas.

O Piauí tem um enorme potencial para a geração de energia renovável, tanto solar quanto eólica, devido às suas condições geográficas e climáticas favoráveis. A instalação de novas unidades geradoras de energia no estado representa uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e social da região, com a criação de empregos e a geração de renda para as comunidades locais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES