Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Câmara analisará ampliação da concessão de passaporte diplomático; entenda!

Segundo o projeto de Eduardo da Fonte, o objetivo é garantir a isonomia entre os magistrados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 11 de julho, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) apresentou um projeto de lei que busca ampliar as prerrogativas de concessão de passaporte diplomático. O projeto propõe estender aos Desembargadores Federais as mesmas prerrogativas e direitos que são concedidos aos Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo o projeto de lei, o objetivo é garantir a isonomia entre os magistrados, estendendo aos Desembargadores os mesmos benefícios já existentes para os Ministros do tribunal superior.

Projeto foi apresentado pelo deputado Eduardo da Fonte (Foto: Agência Câmara)A legislação brasileira atualmente prevê a concessão de passaporte diplomático aos Ministros do STF, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União, além dos juízes brasileiros em Tribunais Internacionais Judiciais ou Tribunais Internacionais Arbitrais. Com o novo projeto, os Desembargadores dos Tribunais Regionais Federais seriam incluídos nessa lista, desde que atendam às mesmas condições estabelecidas para os Ministros do STJ.

A justificativa apresentada pelo deputado Eduardo da Fonte se baseia na busca pela igualdade de direitos entre os magistrados. Ao estender as prerrogativas dos passaportes diplomáticos aos Desembargadores Federais, o projeto visa garantir a isonomia entre os membros do Poder Judiciário.

O projeto de lei agora será analisado pela Câmara dos Deputados, onde passará por debates e votações antes de ser aprovado ou rejeitado. Caso seja aprovado, a nova legislação entrará em vigor a partir da data de sua publicação oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES