Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Câmara pode aprovar tarifa social de água e esgoto em todo Brasil

A base para a aplicação dessa tarifa será os cadastros públicos e os mapeamentos oficiais.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados passará a considerar uma importante alteração na Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que tem o potencial de impactar positivamente a vida da população de baixa renda e residentes de territórios vulneráveis. Trata-se da instituição da Tarifa Social de Água e Esgoto, uma medida que busca garantir o acesso a serviços básicos essenciais.

O projeto de lei em questão, de autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), propõe a adição de um dispositivo à lei existente, estabelecendo a obrigatoriedade e automação da tarifa social para a população de baixa renda e aqueles que vivem em áreas vulneráveis e específicas. O objetivo é assegurar que esses segmentos da sociedade não sejam privados do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, preservando assim seus direitos fundamentais.

A proposta foi apresentada por Tabata Amaral (Foto: Agência Câmara)Uma das principais mudanças propostas é a inclusão de inciso que determina que a tarifa social deve ser oferecida de forma automática, sem necessidade de solicitação por parte das famílias. Isso se aplica especialmente a residentes em assentamentos precários, comunidades e povos tradicionais, bem como pequenas localidades e comunidades rurais de baixa renda. A base para a aplicação dessa tarifa será os cadastros públicos e os mapeamentos oficiais.

Além disso, em parceria com o poder público local, as concessionárias de serviços de água e esgoto devem disponibilizar gratuitamente o acesso à água para a população em situação de rua e residentes de assentamentos precários que não estão conectados à rede de água formal. Isso inclui a criação de pontos públicos de distribuição de água gratuita.

A proposta visa também ampliar a abrangência da tarifa social, abarcando famílias que estão no Cadastro Único (CadÚnico) e pessoas beneficiadas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Isso representa um passo significativo para garantir que a redução dos custos com água e esgoto alcance um número maior de famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

A proposta começará a tramitar na Casa Legislativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES