Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Comissão Bipartite aprova incentivo para custeio de hemodiálise no Piauí

O valor anual do incentivo a ser repassado pelo Ministério da Saúde ao Fundo Estadual de Saúde e Fundos Municipais de Saúde será de R$ 3.746.992,29 .

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) anunciou resolução aprovada na sua última reunião ordinária, que visa aprimorar a política de atenção à saúde do portador de Doença Renal Crônica (DRC) no Estado, em linha com regulamentações federais e normativas específicas.

Um dos destaques da resolução é a instituição de um incentivo financeiro federal de custeio por equipamento de hemodiálise em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse incentivo será destinado aos serviços que possuam habilitação federal e que tenham até 29 máquinas para atender a pessoa com DRC nos estágios clínicos 4 e 5 - pré-dialítico.

Leia Mais

O valor anual do incentivo a ser repassado pelo Ministério da Saúde ao Fundo Estadual de Saúde e Fundos Municipais de Saúde será de R$ 3.746.992,29 para estabelecimentos com até 19 máquinas. Os recursos destinados a esses serviços serão repassados mensalmente em parcelas correspondentes a 1/12 do valor total do incentivo definitivo, conforme o quantitativo homologado pela CIB.

Paciente realiza hemodiálise (Foto: InNefro)As instituições contempladas pelo incentivo devem ser habilitadas para a "Atenção Especializada em DRC com Hemodiálise" e comprometem-se a prestar atendimento ambulatorial especializado em DRC. O não cumprimento desse compromisso pode acarretar a suspensão dos recursos de incentivo.

A resolução demonstra um esforço conjunto para fortalecer a capacidade de tratamento e atendimento às pessoas com Doença Renal Crônica no Piauí. Além disso, alinha-se ao esforço nacional de melhorar a qualidade de vida dos portadores de DRC e garantir acesso adequado a serviços de diálise.

A Resolução será encaminhada ao Ministério da Saúde para consolidação e publicação dos quantitativos e valores definitivos a serem repassados. A medida representa um passo significativo para o aprimoramento do tratamento da Doença Renal Crônica no estado, refletindo o compromisso com a saúde e o bem-estar dos cidadãos piauienses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES