Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Deputado bolsonarista pede auditoria em presentes dados a Lula em 2023

A iniciativa do deputado surge em meio a investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) sobre recebimento de presentes de autoridades árabes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 26 de junho, o deputado bolsonarista Junio Amaral, do PL-MG, protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma auditoria patrimonial em colaboração com o Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo dessa auditoria é investigar a legalidade no recebimento, registro e destinação dos objetos tratados como presentes e brindes pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano de 2023, além de verificar a conformidade dos procedimentos adotados com o Código de Conduta da Alta Administração Federal.

A iniciativa do deputado surge em meio a investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) sobre recebimento de presentes de autoridades árabes orçados em milhões de reais. O líder da extrema-direita teria tentado incorporar dois kits de joias como itens pessoais.

Leia Mais

O deputado justifica a necessidade da auditoria citando a divulgação de uma lista de presentes recebidos pela presidência da República no primeiro semestre de 2023, que incluiria mais de 230 itens, como esculturas, pinturas e colares. De acordo com ele, a maioria desses presentes foi recebida durante a viagem do presidente à China.

Junio Amaral é aliado fiel de Jair Bolsonaro que  é alvo de apuração sobre joias árabes (Foto: Reprodução/Twitter)

A destinação e registro dos presentes recebidos pela presidência da República são regulados pela Lei 8.394/1991, pelo Decreto 4.344/2002 e pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal. Junio Amaral destaca a importância de fiscalizar o processamento dos bens recebidos pela presidência da República, pois esses acervos fazem parte do patrimônio cultural brasileiro e são considerados de interesse público.

Dessa forma, o deputado apresentou o requerimento com o intuito de garantir que o TCU realize a auditoria patrimonial para analisar a legalidade no recebimento dos presentes pela presidência da República no primeiro semestre de 2023, bem como a adequada incorporação desses bens ao acervo público, de acordo com a legislação vigente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES