Ex-chefe da Receita que tentou liberar joias para Bolsonaro é exonerado

No mês de abril, o servidor solicitou seu desligamento do órgão, no entanto, a exoneração foi impedida.

Ex-chefe da Receita que tentou liberar joias para Bolsonaro é exonerado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira, dia 14, foi divulgada pela Receita Federal a notícia da exoneração de Julio César Vieira Gomes do cargo de auditor-fiscal. Julio César, que anteriormente ocupou o cargo de secretário do órgão, esteve envolvido em uma tentativa de liberar um conjunto de joias que havia sido presenteado pelo regime saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Vale ressaltar que esse material adentrou o país de forma ilegal.

No mês de abril, o servidor solicitou seu desligamento do órgão, no entanto, a exoneração foi impedida. O atual chefe da Receita, Robinson Barreirinhas, justificou essa medida alegando a existência de uma investigação preliminar sumária conduzida pela corregedoria contra Julio César.

Nesta quarta-feira, a exoneração de Julio César Vieira Gomes foi oficialmente publicada no "Diário Oficial da União" e passará a ter efeitos a partir de 25 de maio de 2023. Além disso, com essa medida, o cargo efetivo ocupado por ele também foi declarado vago.

O portal G1 questionou a Receita Federal a respeito dos motivos da exoneração de Julio César Vieira Gomes. Até o momento da última atualização desta reportagem, o órgão não havia enviado uma resposta em relação a essa questão.

Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, Julio César Vieira Gomes, então chefe do órgão, assinou um despacho que solicitava que os auditores no Aeroporto de Guarulhos cumprissem o pedido de um assessor do ex-presidente para entregar um conjunto de joias apreendido na alfândega, avaliado em cerca de R$ 5 milhões.

O pacote contendo as joias foi apreendido em outubro de 2021, durante uma inspeção nas bagagens de um membro da comitiva que acompanhava o então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) em uma viagem à Arábia Saudita. As joias em questão não haviam sido devidamente declaradas à Receita Federal, o que levou à sua apreensão. No entanto, nos últimos dias do mandato de Bolsonaro, em dezembro de 2022, assessores do ex-presidente empreenderam esforços para obter a liberação do material apreendido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES