Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Mais de 40° C! Confira as 10 cidades mais quentes do Piauí na terça (26)

Bom Jesus do Piauí atingiu a maior temperatura do dia no estado, embora não tenha figurado entre as 20 mais elevadas do país.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 26 de setembro, terça-feira, o Piauí manteve o cenário de um intenso calor, registrando temperaturas que ultrapassaram a marca dos 40 graus Celsius. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), três cidades piauienses se destacaram nesse cenário: Bom Jesus do Piauí, São João do Piauí e Alvorada do Gurgueia.

Bom Jesus do Piauí atingiu a maior temperatura do dia no estado, embora não tenha figurado entre as 20 mais elevadas do país. Em Minas Gerais, por exemplo, o termômetro chegou a marcar 43,5°C, demonstrando a amplitude do calor registrado.

Leia Mais

Dados do InmetEssas altas temperaturas fazem parte de um padrão observado ao longo do inverno de 2023, que se caracterizou por apresentar temperaturas mais altas do que o usual. Tradicionalmente conhecido pelas baixas temperaturas, o inverno deste ano foi marcado por uma presença significativa de massas de ar quente e seco, resultando em temperaturas frequentemente superiores aos 30°C. Isso foi especialmente observado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Durante essa estação, essas regiões experimentaram mais de 70 dias com calor intenso, evidenciando a influência das massas de ar quente. Até mesmo em áreas do Sudeste, como no noroeste de São Paulo e no norte e triângulo mineiro, foram registrados de 50 a 70 dias de altas temperaturas, principalmente nos meses de agosto e setembro. Este padrão climático atípico trouxe desafios e impactos significativos para a população e a rotina diária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES