Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Matopiba ultrapassa meio milhão de unidades rurais e alavanca potencial

O estudo da Embrapa Territorial buscou correlações espaciais entre eles para estimar o número de unidades rurais que compõem o Matopiba.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na atualidade, a região de expansão agrícola conhecida como Matopiba abriga um total de 567.250 unidades rurais. A Embrapa Territorial chegou a essa estimativa ao correlacionar as coordenadas geográficas de cada estabelecimento visitado no Censo Agropecuário de 2017 com os limites das propriedades rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) através de técnicas de geoprocessamento.

Os estabelecimentos agropecuários do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE e as propriedades rurais do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR/SFB) representam conceitos distintos. Os dados relativos a eles são obtidos de maneiras diferentes e possuem objetivos diversos. O estudo da Embrapa Territorial buscou correlações espaciais entre eles para estimar o número de unidades rurais que compõem o Matopiba, região composta por partes dos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e completamente o Tocantins.

Leia Mais

Essa análise foi viabilizada por uma das principais inovações apresentadas pelo IBGE no Censo Agropecuário de 2017: a atribuição de uma coordenada geográfica para cada estabelecimento entrevistado. Por meio de geoprocessamento, a Embrapa Territorial comparou a localização desses pontos com os limites das propriedades rurais registradas no CAR.

Os resultados revelam três cenários: estabelecimentos agropecuários que coincidem com propriedades rurais, estabelecimentos agropecuários que não coincidem com propriedades rurais e propriedades rurais que não coincidem com estabelecimentos agropecuários

Por exemplo, 187.985 estabelecimentos agropecuários (64,9% do total) coincidem espacialmente com os limites das propriedades rurais. Em contrapartida, existem 277.411 propriedades do CAR (72,1%) sem um ponto de estabelecimento correspondente e 101.854 (35,1%) estabelecimentos agropecuários sem relação espacial com propriedades rurais. Em conjunto, essas propriedades e estabelecimentos nas três situações constituem o que o estudo denomina de unidades rurais, totalizando 567.250.

"O que estamos fazendo é investigar o que esses dados espaciais nos mostram e como podemos aperfeiçoá-los no futuro, na perspectiva da integração dos dados do setor rural”, explica Lucíola Alves Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial e uma das autoras do estudo. Lucíola também salienta que essa integração tem o potencial de auxiliar na identificação de áreas prioritárias não apenas para pesquisa, mas também para iniciativas de transferência de tecnologia.

Ela observa que a análise dos dois conjuntos de dados, do Censo e do CAR, contribui para compreender, inclusive, a estrutura fundiária na região: 

"Quando você começa a olhar e entender essas relações espaciais, e a partir dos diálogos com as instituições provedoras dos dados, conseguimos avançar na compreensão das relações entre produção e ocupação da terra. Se você tem um imóvel com 5, 10, 15 pontos de visita do Censo Agropecuário, você entende que aquela é uma unidade de produção com várias famílias que dependem daquela parcela de terra para sobreviver. A expectativa inicial era encontrarmos uma relação 1:1, mas, na prática, a integração nos mostra que o mundo rural é mais complexo e diverso do que imaginamos", exemplifica.

Mapa mostra estabelecimentos agrícolas no Matopiba A região do Matopiba foi definida por decreto presidencial em 2015, após uma pesquisa da Embrapa Territorial que analisou, com Inteligência Territorial Estratégica, as características naturais e agrárias, a produção agropecuária, a infraestrutura e o perfil socioeconômico da região. Isso resultou em um conjunto de 337 municípios, em 31 microrregiões, que compõem a área de expansão da fronteira agrícola. Na época, o CAR ainda estava sendo implementado, e o último Censo Agropecuário era de 2006. Para a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, esses novos recursos representam uma evolução na disponibilidade de dados espaciais, permitindo avançar nos estudos sobre a região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES