Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo MEC notifica UFPI por pendências com o Censo da Educação Superior

A UFPI em nota sinaliza que houve um pequeno atraso devido a instabilidade no sistema, no entanto, a situação já está regularizada.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) emitiu uma notificação à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e outras instituições de educação superior (IES) devido a pendências no fechamento ou no preenchimento de dados referentes ao Censo da Educação Superior de 2022. A portaria foi publicada nesta terça-feira, 27 de junho, pelo presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Carlos Eduardo Moreno Sampaio.

O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo INEP, é considerado o instrumento de pesquisa mais abrangente do Brasil em relação às instituições de educação superior, incluindo cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de dados sobre alunos e docentes.

Leia Mais

UFPI foi notificada pelo MEC (Foto: Divulgação)A notificação torna pública a lista das IES que não concluíram o preenchimento e envio dos dados até a data de 23 de junho de 2023. A UFPI está entre as instituições notificadas, juntamente com outras universidades e faculdades do país.

As IES mencionadas têm prazo até o dia 30 de junho para regularizar sua situação junto ao Censo da Educação Superior, preenchendo corretamente todos os dados solicitados. A regularização deve ser feita de acordo com as instruções indicadas pelo instrumento de coleta e seguindo o cronograma estabelecido pela Portaria nº 525, de 2022.

A Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do INEP será responsável por analisar e decidir sobre os casos omissos que surgirem durante esse processo de regularização.

O Censo da Educação Superior desempenha um papel fundamental na obtenção de informações estatísticas confiáveis sobre o sistema brasileiro de educação superior. Esses dados auxiliam o Ministério da Educação nas atividades de acompanhamento e avaliação, expansão e melhoria da qualidade do ensino superior, entre outros. Além disso, os resultados do censo são utilizados para calcular indicadores que embasam a formulação e implementação de políticas públicas na área educacional.

A coleta de informações também contribui para o trabalho dos gestores das instituições de ensino, pesquisadores, especialistas, estudantes e organismos internacionais, fornecendo subsídios para análises e estudos sobre a educação superior no Brasil.

É importante que as instituições notificadas atendam prontamente às exigências do MEC, a fim de garantir a precisão e a integridade dos dados relacionados à educação superior no país.

Nota de esclarecimento da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que a situação da Instituição junto ao MEC em relação  ao Censo da Educação Superior 2022 encontra-se regularizada. Houve apenas um pequeno atraso no envio dos dados em função de instabilidade ocorrida na sexta-feira (23/6) no sistema disponibilizado pela INEP para atualização das informações, mas já nessa segunda-feira (26/6) o envio de todos os dados foi concluído pela Instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES