Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí abrigará programa piloto do Inmetro em política de qualidade

O indicativo foi explicitado por Márcio André Brito, presidente do Inmetro, no entanto, ele esmiuçou o projeto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí está prestes a receber um programa pioneiro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) voltado para política de qualidade, em parceria com a Universidade Estadual (UESPI). Somente o Amazonas também terá a oportunidade de receber uma iniciativa similar nesse primeiro momento.

O indicativo foi explicitado por Márcio André Brito, presidente do Inmetro,  no entanto, ele esmiuçou o projeto.

Leia Mais

"Lançaremos um programa piloto no dia 31 de agosto, em parceria com duas grandes universidades: a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade do Estado do Piauí. Nossas equipes já visitaram esses dois estados, fazendo a identificação de laboratórios e, a partir desse momento, daremos toda assistência técnica e apoio necessário para que essas regiões possam se desenvolver utilizando a infraestrutura da qualidade como ferramenta."

As declarações foram dadas durante o seminário intitulado "Estratégia Nacional de Infraestrutura e Qualidade: Uma Política em Construção". O evento foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Presidente do Inmetro, Márcio André Britto (Foto: Divulgação)Brito se juntou a Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Lythia Spíndola, diretora de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI, e Ricardo Fragoso, diretor-geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para inaugurar o seminário. Durante o evento, ele enfatizou a importância da colaboração para levar a estratégia de política de qualidade a todas as regiões do Brasil, considerando suas particularidades e características.

Andrea Macera destacou a relevância histórica do Ministério do Desenvolvimento ao adotar uma área dedicada à infraestrutura da qualidade. Ela ressaltou que essa agenda é um elemento vital, abrangendo desde a concepção até a comercialização dos produtos, e contribui para a competitividade, inovação e acesso a mercados.

Além disso, como parte das ações direcionadas para aumentar a competitividade do setor produtivo nas regiões Norte e Nordeste, o Inmetro promoveu o seminário "A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade", em colaboração com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). Este evento internacional, a ser realizado em 31 de agosto em Manaus, reunirá organismos de acreditação das Américas como parte da 31ª Reunião da Assembleia Geral da Cooperação Internacional de Acreditação (IAAC). Palestrantes renomados e especialistas abordarão temas relevantes para o desenvolvimento sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES