Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí: Decreto confirma expansão do tempo integral para mais de 100 escolas

No início de maio, o governador Rafael Fonteles anunciou um ambicioso projeto de universalização do ensino em tempo integral.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 19 de setembro, foi publicado o decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles (PT) que resulta na criação de mais 104 centros de tempo integral, elevando o total para 200 unidades em todo o Piauí.  Estes centros proporcionarão aos alunos uma carga horária mais extensa de atividades escolares, um currículo que se concentra nas aptidões individuais e incentiva o protagonismo juvenil.

Vale mencionar que no início de maio, o governador Rafael Fonteles anunciou um ambicioso projeto de universalização do ensino em tempo integral. Essa expansão é parte integrante do programa "Ser Integral Faz Diferença", que está inserido no Programa Acelera Seduc. Seu objetivo principal é ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, proporcionando melhores condições para aprimorar o ensino e a aprendizagem.

Leia Mais

Nesta primeira fase de expansão do Ensino de Tempo Integral, a Rede Estadual acolherá 62 mil novas matrículas, com 122 municípios oferecendo essa modalidade de ensino.

O programa educacional do Piauí engloba três frentes, que incluem os projetos “Ser Integral faz Diferença”, “Recomposição da Aprendizagem” e “Seduc Tec”, atendendo todas as metas para a Educação do Piauí.

O Piauí tem um ambicioso projeto de expansão do tempo integral (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Convergência com o plano nacional

Com o projeto de expansão, o Piauí converge com o planejamento da União, já que no mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o programa Escola em Tempo Integral (ETI) com o objetivo de ampliar em 1 milhão o número de matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica em todo o Brasil. O investimento de R$ 4 bilhões permitirá que estados, municípios e o Distrito Federal expandam a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. A meta do programa, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), é oferecer a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo a pelo menos 25% dos alunos da educação básica até 2024.

O programa abrange todas as etapas da educação básica, e os estados e municípios poderão aderir voluntariamente ao programa, pactuando metas junto ao Ministério da Educação. Os recursos serão transferidos levando em conta as matrículas pactuadas e os critérios de equidade. Nas etapas seguintes, o programa implementará estratégias de assistência técnica junto às redes de ensino, incluindo formação de educadores, orientações curriculares e fomento a projetos inovadores.

O objetivo do programa é avançar em direção a uma sociedade mais consciente, justa e menos desigual, por meio da universalização do acesso à educação pública e do aprimoramento da qualidade do ensino. O investimento do Governo Federal visa promover um ensino integral e de qualidade para todos os estudantes do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES