Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí ganhará 23,7 mil ligações do Luz para Todos, incluindo fotovoltaicas

Distribuidoras de energia de cinco estados demonstraram interesse em estabelecer contratos que contribuam para a universalização do acesso à eletricidade.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério de Minas e Energia divulgou recentemente os termos de compromissos para a expansão do programa Luz Para Todos em cinco estados brasileiros. Até 2025, a expectativa é que 105 mil unidades consumidoras nos estados do Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima sejam beneficiadas com novas ligações de energia elétrica. Os detalhes dessa iniciativa foram publicados na edição de 17 de novembro de 2023 do Diário Oficial da União (DOU). O programa, ao longo de seus 20 anos de existência, já proporcionou benefícios a 17,2 milhões de pessoas.

No contexto dessa expansão, o estado do Piauí se destaca como o segundo com o maior número de ligações prospectadas. São esperados 23.728 novos beneficiários, abrangendo tanto 22.011 ligações convencionais quanto 1.717 conexões com sistemas de geração fotovoltaica.

Leia Mais

Distribuidoras de energia dos cinco estados demonstraram interesse em estabelecer contratos que contribuam para a universalização do acesso à eletricidade. O estado do Pará lidera a lista, com uma meta ambiciosa de atender 55.362 instalações, representando o maior número de famílias a serem beneficiadas.

Luz para Todos leva uma nova realidade a diversos brasileiros (Foto: Ricardo Botelho/MME)É relevante destacar que, em locais remotos e de difícil acesso, a geração solar emerge como uma aliada crucial, oferecendo soluções em situações em que a expansão da rede elétrica convencional não é viável.

Outros estados também serão contemplados com novas ligações do Luz Para Todos. Rondônia terá 10.477 unidades consumidoras beneficiadas, enquanto Roraima contará com 10.279 famílias atendidas. O Acre, por sua vez, receberá 5.337 novas instalações.

O ano de 2023 marca a retomada do programa Luz Para Todos, com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e o ministro Alexandre Silveira anunciando, na cidade de Parintins, Amazonas, que os investimentos no programa ganhariam impulso.

Em outubro deste ano, o Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou o orçamento de 2024 do Luz Para Todos, reservando aproximadamente R$ 2,5 bilhões para a iniciativa de universalização do acesso à energia elétrica. As projeções do Governo Federal indicam que até 2 milhões de pessoas serão beneficiadas até 2026, especialmente nas áreas rurais, sobretudo no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES