Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí: Rafael Fonteles declara emergência sanitária na população pediátrica

O Decreto autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias para enfrentar a situação emergencial, desde que observadas as leis em vigor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), publicou um decreto nesta quarta-feira, 11 de julho, declarando situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos e internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na população pediátrica do estado. 

O decreto baseia-se em fundamentos legais como a Lei Federal nº 8.080/1990, que aborda as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, e a Portaria GM/MS nº 756/2023, que estabelece um incentivo financeiro temporário para o atendimento de crianças com SRAG no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Leia Mais

A decisão do governador foi motivada pelo aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por vírus respiratórios de importância em saúde pública na população pediátrica. Com o objetivo de prevenir e controlar a disseminação da SRAG, além de ampliar a rede de atenção à saúde infantil, medidas urgentes serão adotadas durante o período de 90 dias, podendo ser prorrogado, de acordo com o decreto. Rafael Fonteles assina decreto de emergência (Foto: Renato Braga)O Decreto autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias para enfrentar a situação emergencial, desde que observadas as leis em vigor. A Secretaria de Estado da Saúde será responsável por articular as ações e serviços públicos de saúde voltados para a contenção da emergência. Caberá a ela estabelecer diretrizes gerais para a execução das medidas necessárias, podendo emitir normas complementares conforme necessário. 

A situação de emergência declarada pelo governador reflete a preocupação com o aumento de casos de SRAG em crianças e a necessidade de uma resposta imediata para garantir a proteção e o bem-estar da população pediátrica do Piauí. O decreto entra em vigor na data de sua publicação e as autoridades competentes estão empenhadas em implementar as ações recomendadas para enfrentar essa situação de saúde pública. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES