Lira destaca atuação de Rafael Fonteles na aprovação da reforma tributária

Através das redes sociais, Rafael Fonteles agradeceu a Arthur Lira pelo reconhecimento

Rafael Fonteles e Arthur Lira | Renato Braga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, destacou durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (6), a participação do governador do Piauí, Rafael Fonteles, nas articulações para a votação e aprovação da reforma tributária (PEC 45/2019). Horas após a votação, Lira agradeceu a parlamentares, governadores e outros personagens importantes para a aprovação da matéria.

"Quero aqui fazer um agradecimento a todos que participaram de reuniões durante esse período [de debates]. Aos governadores do Nordeste, ao governador Rafael, que estava no plenário ontem. Em nome deles todos, agradeço", afirmou o parlamentar.

Através das redes sociais, Rafael Fonteles agradeceu a Arthur Lira pelo reconhecimento. "A aprovação da reforma tributária foi resultado de um árduo trabalho coletivo de todos os poderes. Meu agradecimento ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pelo reconhecimento à nossa contribuição. Fiz questão de estar no plenário nessa votação tão importante para o Brasil que queremos construir. É dessa união que o nosso país precisa para crescer", escreveu.

O governador já havia sido elogiado na quinta-feira (6), logo após a votação, pelo relator da PEC, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB) . O parlamentar ressaltou que Fonteles discutiu, durante quatro anos, a reforma tributária, desde quando era secretário da Fazenda do Piauí e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). 

Leia Mais

Logo após a aprovação da matéria, Fonteles parabenizou o trabalho da Câmara dos Deputados e a importância da reforma para o desenvolvimento do Brasil. "Parabenizo a Câmara dos Deputados por essa votação expressiva a favor da reforma tributária, que vai destravar o crescimento econômico do país, simplificar a vida do contribuinte, do empreendedor e tornar o sistema mais justo. Quem ganha menos vai pagar menos e quem ganha mais vai pagar mais [imposto]", disse o governador. 

O resultado final da votação da PEC 45/2019, no segundo turno, foi de 375 a 113 pela aprovação da proposta que muda a forma de cobrança de impostos no país. Todos os 10 deputados federais do Piauí votaram a favor do projeto de reforma tributária. A medida agora segue para o Senado Federal.

Reforma Tributária é aprovada na Câmara e projeto agora vai ao Senado

A proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária alcançou um marco histórico com a aprovação do texto-base pela Câmara dos Deputados, em votação que se estendeu até a madrugada desta sexta-feira (6). Essa discussão sobre a necessidade de um novo sistema tributário no Brasil perdurava por quase três décadas. 

A votação na Câmara ocorre em dois turnos, e as discussões tiveram início às 11h de quinta-feira. No segundo turno, a PEC recebeu 375 votos a favor, 113 contrários e três abstenções. Já no primeiro turno, foram registrados 382 votos a favor e 118 votos contra. Para a aprovação da proposta, eram necessários no mínimo 308 votos. Concluída essa etapa na Câmara, o texto seguirá para análise do Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES