Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Polícia Civil do Piauí regula uso de carros oficiais; sem parentes e mais!

Excursões, passeios e a guarda dos veículos em garagem residencial estão expressamente proibidos, a menos que haja autorização específica do chefe da Unidade Policial.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quinta-feira, 04 de janeiro, o Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, assinou a portaria normativa que estabelece novas diretrizes para o uso de carros oficiais pela instituição. A medida visa promover a efetivação dos princípios administrativos, especialmente o da eficiência.

A portaria, que foi publicada no Diário Oficial em 05 de janeiro de 2024, estabelece uma série de normas que visam otimizar o uso dos veículos oficiais, garantindo que eles sejam destinados exclusivamente a serviços da Polícia Civil. Algumas das determinações incluem a proibição do uso nos finais de semana, feriados ou fora do horário de expediente, exceto em casos de plantão e serviços essenciais relacionados ao exercício da função pública.

Leia Mais

Outro ponto relevante é a vedação do transporte de pessoas não vinculadas ao serviço público, mesmo que sejam familiares de agentes públicos. Excursões, passeios e a guarda dos veículos em garagem residencial estão expressamente proibidos, a menos que haja autorização específica do chefe da Unidade Policial.

A portaria também estabelece que os veículos oficiais devem utilizar placas particulares, com a devida regulamentação e emissão de documentação pelo DETRAN-PI, por meio da Coordenação de Transportes da Secretaria de Segurança Pública. Além disso, os Diretores da Delegacia Geral têm a responsabilidade de solicitar à Coordenação de Transportes da Secretaria de Segurança Pública manutenção, revisão, e informações bimestrais sobre a relação de veículos acautelados.

Portaria regulamenta uso de carros oficiais (Foto: Polícia Civil do Piauí)O documento destaca ainda que os veículos devem ser vistoriados a cada dois meses, e qualquer avaria injustificada encontrada deve ser imediatamente comunicada à Corregedoria Geral de Polícia.

A medida entra em vigor a partir da data de sua publicação. Essas mudanças buscam promover uma gestão eficiente dos recursos da Polícia Civil, garantindo que os veículos oficiais sejam utilizados de maneira adequada e exclusiva para o cumprimento das atividades ligadas à instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES