Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

PT confirma Fábio Novo como pré-candidato à Prefeitura de Teresina

A designação de Fábio Novo como pré-candidato ocorreu pouco antes da visita programada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite desta quarta-feira, 30 de agosto, ocorreu a reunião do Diretório Municipal do PT, em foi formalizada a escolha do pré-candidato do partido para as eleições na capital do Piauí em 2024. Depois de uma disputa interna ferrenha com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, o ex-secretário de Cultura foi anunciado na presença de apoiadores das distintas correntes da legenda. 

A definição do partido por Fábio Novo como pré-candidato ocorre um dia antes da visita programada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí; há a expectativa de que ele receba as "bençãos" do líder da República.

Leia Mais

A seleção interna do PT  envolveu um embate acirrado entre Novo e Franzé, que concentraram as adesões. No início do processo interno, a sigla tinha quatro nomes à disposição, sendo que tanto o deputado estadual Dr. Vinícius quanto o deputado federal Merlong Solano retiraram suas candidaturas e anunciaram apoio para Fábio Novo. 

Fábio vence a disputa interna no PT (Foto: Décio Solano/Reprodução)

Na corrida municipal, o presidente da Alepi agregou apoios de diversas correntes, como pastores evangélicos e ex-candidatos à Prefeitura e ao Governo, incluindo Gessy Lima e Ravenna Castro. O líder do Legislativo ainda conseguiu a adesão de partidos como Agir, PMB, PMN, Podemos, PSB, Rede Sustentabilidade e Solidariedade.

Além dos pré-candidatos que desistiram da disputa, Fábio Novo se destacou pela recepção do apoio de secretários do governador Rafael Fonteles, vereadores e representantes de movimentos sociais. 

Na semana anterior, uma mudança na composição do Diretório Municipal gerou discussões. Entre os 45 membros, dez foram substituídos. Cícero Magalhães, presidente do Diretório Municipal do PT, justificou que tais mudanças são normais, desde que as correntes internas do partido mantenham sua representatividade. Entretanto, apoiadores do pré-candidato Fábio Novo viram essa movimentação como uma estratégia para beneficiar a pré-candidatura de Franzé Silva.

Agora, Fábio terá o desafio de apaziguar os ânimos internos e alavancar a paz no Diretório. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES