Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Rafael Fonteles anuncia a nomeação de mais de 1 mil policiais na sexta (23)

A expectativa é que dois primeiros anos do Governo Fonteles mais de 2,6 novos policiais passem a atuar no sistema em todo o Estado.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após missão na Europa, o  governador Rafael Fonteles (PT) explicitou neste domingo, 18 de junho, uma ótima notícia para a segurança pública do Piauí. Na estratégia de fortalecer o setor e minimizar o déficit de agentes, o líder do Poder Executivo disse que na próxima sexta (23) serão nomeados mais de 1 mil policiais

"Já estamos embarcando de volta para o Brasil, levando boas notícias para o Piauí. Na segunda, vamos retomar nossa agenda de trabalho e, na sexta-feira, o Governo do Piauí vai fazer mais de mil nomeações para a Polícia Militar, além de promover mais de 2 mil homens e mulheres da corporação", afirmou.

Leia Mais

Rafael Fonteles nomeará mais agentes de Polícia (Foto: Reprodução Facebook/CCOM)

A informação já havia sido adiantada na última quinta-feira (15) em exclusiva à coluna pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, que apontou ainda para o compromisso firmado de que nos dois primeiros anos do Governo Fonteles mais de 2,6 novos policiais passem a atuar no sistema em todo o Estado, o que tende a promover uma verdadeira revolução na área.  

“No próximo dia 25 de junho, durante a solenidade de aniversário da Polícia Militar do Piauí, serão chamados mais de 1.100 novos Policiais Militares. E a previsão é que em julho deste ano outros 550 sejam convocados para o novo curso de formação, ainda sem data para a previsão de início. O Governador Rafael Fonteles tem o compromisso de chamar mais 1000 homens e mulheres para a Polícia Militar no próximo ano. Somando, teremos mais de 2.600 novos policiais nos primeiros dois anos de governo”. 

De acordo com o líder da pasta, a previsão é de que o novo curso de formação inicie ainda em julho deste ano, logo após a formação dos mais de 1.100 novos policiais que irão ser integrados à Polícia Militar do Piauí.  

Desafios da Segurança Pública no Piauí 

Ciente de que ainda há muito o que realizar, Chico Lucas evidencia os desafios da Segurança Pública, que convergem especialmente para grandes investimentos e o entendimento da necessidade de cada município, sempre com um olhar humanizado para o contexto social que cerca o problema da violência.  

“Os desafios são diários e se transformam conforme as reivindicações da sociedade, que estamos ouvindo e tendo como uma de nossas muitas prioridades. A violência faz parte de um contexto da corrosão das relações da atualidade e estamos todos tentando nos adaptar a essa nova realidade de maneira uniforme dentro do contexto social. Seguimos estudando e nos aprofundando em todas as interfaces da segurança pública, em especial do contexto do nosso estado, e avaliando criticamente nossos progressos. Os investimentos têm sido constantes para enfrentarmos todos os desafios que estão por vir e para aperfeiçoarmos ainda mais a eficiência da Segurança Pública no Piauí”.

O secretário finaliza enaltecendo a integração das forças de Segurança do Piauí com todo o sistema nacional e também internacional, colaborando em ações de inteligência que englobam os distintos entes federativos.  

“Estamos trabalhando em parceria com as forças policiais de outros Estados, inclusive já obtivemos resultados exitosos, como a recuperação do helicóptero roubado em Teresina, a prisão do estudante de medicina condenado por estupro, que foi localizado na Argentina, e, mais recentemente, a operação deflagrada nessa quinta-feira no litoral do Piauí, Ceará e Maranhão, a fim de combater o tráfico de drogas e as facções criminosas nos Estados. Esse trabalho integrado envolve todas as forças policiais do Piauí, com destaque às ações de inteligência, a fim de desarticular o crime em todos os estados do Nordeste”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES